No fim de semana foi realizado mais um mutirão de cirurgias de olhos em Sorriso. Desta vez cinqüenta Sorrisenses fizeram a cirurgia de pterígio. A ação foi realizada no sábado (28), no Ambulatório Multiprofissional Especializado e custeada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Teles Pires. No total foram realizados 103 procedimentos cirúrgicos de visão, 50 de Sorriso, 21 Ipiranga do Norte, 23 Feliz Natal, 6 Santa Carmem e 3 União do Sul conforme a demanda apresentada.

“Quero aqui ressaltar a importância dessa unidade dos municípios que faz toda a diferença nesse fortalecimento para compra de serviços em conjunto, quando compramos unidos, compramos melhor e conseguimos dar resultado mais rápido para população. Este ano devemos chegar a 800 procedimentos, sendo 400 de pterígio e 400 de cataratas”. afirmou o presidente do Consócio Intermunicipal de Saúde da Região do Teles Pires, Ari Lafin.

“Nossa meta aqui no município, e agora falo como prefeito de Sorriso, é zerar nossa fila de espera. Tem pessoas que estão há mais de cinco anos esperando para fazer cirurgia de a visão e com esses mutirões vamos resolver essa demanda e dar qualidade de vida pra essas pessoas”, explicou Lafin.

O prefeito disse ainda sobre a comodidade que é fazer as cirurgias no município, “antes nossos munícipes tinham que ir para Cuiabá fazer os procedimentos, iam de ônibus e voltava, sabemos como é ruim e incômodo vir com o olho tapado e ficar de 5 a 6 horas na estrada dentro do ônibus. Hoje mudamos isso,  fazemos a cirurgias aqui no AME e depois os pacientes vão pra casa, descansam e repousam sem o sofrimento de estar na estrada”, ressaltou ele.

Nessa etapa o Consórcio de Saúde Teles Pires está investindo mais de meio milhão de reais nos procedimentos oftalmológicos, que envolvem cirurgias de cataratas, implantação de lente intra-ocular e retirada de pterígio. “Quero agradecer e parabenizar todos os colegas prefeitos da nossa região, que juntos estamos conseguindo superar os desafios”, finalizou o presidente do consórcio e prefeito de Sorriso.

pterígio

O pterígio é um crescimento que se desenvolve na conjuntiva ou na membrana mucosa que cobre a parte branca do olho. É uma alteração benigna, ou seja, não cancerígena que geralmente é moldado como uma cunha. Um pterígio geralmente não causa problemas ou requer tratamento quando pequeno, porém em alguns casos, um pterígio pode se estender para a córnea cobrindo sua íris e sua pupila interferindo na visão, causando ardência, irritação ou alteração estética, sendo indicado tratamentos específicos para cada caso.