“Nosso objetivo não é multar, mas é, efetivamente, garantir que os limites de velocidade sejam respeitados, o que, potencialmente, evita acidentes, e, o mais importante, resguarda vidas”, lembra o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.

Mas, e se já estivesse valendo? E se os equipamentos já estivessem gerando multas? Infelizmente, estariam gerando uma média de 800 multas por dia. Os dados vêm sendo acompanhados pela GM desde a implantação dos equipamentos e esta média foi feita com base nos últimos cinco dias. “Ah, mas é que ia chegar com atraso no trabalho, perder a consulta médica ou ....”. Então, várias são as justificativas que tentam respaldar o pé mais fundo no acelerador, né? Pois é, mas nestes últimos cinco dias, no sábado foram registradas 1.057 e, no domingo, 894.  Ou seja, descuido, vacilo ou simplesmente desrespeito mesmo aos limites estabelecidos podem servir como legenda para as fotos que registram os veículos acima de 40 km/h.

A lombada que mais registrou a desobediência ao limite de velocidade foi a da Perimetral Sudoeste, via que, reiteradamente, figura na lista das recordistas de acidentes. “Precisamos da colaboração dos nossos condutores para efetivamente poder transformar nosso trânsito, e não se muda um processo sem que os comportamentos mudem”, reforça Moura.

As lombadas também ajudam a sintetizar em números o visível aumento do fluxo de veículos nas ruas de Sorriso. Quer uma amostra? No sabadão, os cinco pontos que contam com as lombadas fizeram 64.848 registros. No domingo, foram 48.264. E a segundona, como foi? Na segunda-feira (23 de agosto), foram 80.072 registros.


Saiba mais: 

https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/guarda-municipal-da-inicio-ao-periodo-de-orientacao-aos-motoristas-62ffa27744f12

https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/lombadas-eletronicas-serao-instaladas-em-cinco-locais-62b3492a13ddb