Debater a criação da Agência Líder de Desenvolvimento Regional. Essa foi a pauta que reuniu representantes de Sorriso e Nova Ubiratã nesta manhã (21). De acordo com o presidente do Observatório Social de Sorriso, Guilherme Calvo, a meta é criar uma agência com condições de fomentar o desenvolvimento e a modernização tecnológica dos 16 municípios situados na área central do Mato Grosso. “O objetivo é integrar e crescer em conjunto, defendendo pautas em comum”, pontua Calvo.

O prefeito Ari Lafin destaca a importância de uma estrutura regionalizada como a Agência. “A partir da constituição da Agência vamos elencar as demandas em comum desses municípios localizados no coração do Mato Grosso. São ações como regularização fundiária, da área de saúde, agropecuária, educação, compra de maquinários, entre outras necessidades e elaborar um projeto em conjunto para que seja levado e defendido em Brasília, por exemplo”, explica.

Segundo o prefeito, o modelo de trabalho a partir da união de esforços coletivos, é também uma das metas dos Governos Federal e Estadual. “Durante a visita do vice-presidente Mourão, tive a oportunidade de apresentar esse nosso projeto ao general Mourão e também ao governador Mauro Mendes, ambos destacaram que seus planos de governos visam o desenvolvimento regionalizado”, acrescenta Lafin.

De acordo com o diretor geral do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Sorriso, Claudir Von Dentz, o Instituto está à disposição para colaborar com o trabalho da futura Agência. Inclusive, disponibilizando espaço físico e pesquisadores.

Inicialmente, será elaborado um plano de trabalho para que o mesmo possa ser apresentado para os demais prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores e secretários de 16 municípios da região Norte e Médio Norte do Estado envolvidos no projeto. O objetivo é concluir o plano até a primeira quinzena de março e após isso discuti-lo com todos.

A ideia da Agência Líder de Desenvolvimento Regional surgiu a partir do Programa Líder - Formação de Lideranças para o Desenvolvimento Regional, promovido pelo Sebrae, lançado em março de 2018 e que destacou junto aos participantes a necessidade de crescer regionalmente. Em Mato Grosso, o programa abrange 16 municípios localizados na área central do Estado, sendo Sorriso, Cláudia, União do Sul, Santa Carmem, Sinop, Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Itanhangá, Santa Rita do Trivelato, Nova Mutum, Nova Maringá e São José do Rio Claro.

Na reunião de hoje, além de Lafin, Calvo e Von Dentz, também participaram o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Drusina; o presidente da Câmara de Vereadores, Cláudio Oliveira; o empresário, Jorge Baldo, o presidente da Câmara de Nova Ubiratã, Wellyngton Tavares; o secretário de Indústria e Comércio de Nova Ubiratã, Adilson Luiz da Silva e o empresário Bruno Becker, do município vizinho.