O vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego, o presidente da Comissão Permanente Pró-BR-242, Odir José Nicolodi (Caçula) e os deputados federais Éderson Dal Molin (Xuxu) e Victório Galli, estiveram reunidos na quarta-feira (31), em Brasília com representantes federais para discutir a retomada das obras da Rodovia Milton Santos, a BR 242.

Os mato-grossenses participaram de uma reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun e o diretor de Infraestrutura do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Ehret Garcia. Ambos confirmaram a informação de que as obras de pavimentação serão retomadas ainda neste ano.

Considerado um importante corredor de logística para a escoação da produção regional, a BR 242 conta com mais de 600 km, interligando os municípios de Sorriso, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Paranatinga, Itanhangá, Canarana, Gaúcha do Norte, Querência e  Brasnorte, sendo que destes, 296 km ainda estão sem asfalto. Além da necessidade de construção de oito pontes de concreto, todas já licitadas, das quais, a construção de três foi liberada em agosto de 2017 e já estão em andamento.

Bicego ressaltou a importância do envolvimento regional na busca de obras como essa. “Estivemos em Brasília cobrando a retomada juntamente com o presidente da Comissão Pró-BR 242 e dois deputados federais, o que reforça a solicitação”, disse. O vice-prefeito acrescentou que a finalização da Rodovia Milton Santos irá “ligar o Brasil de leste ao oeste, cumprindo e assumindo a mesma importância na logística do país que hoje tem a BR 163”.

Para o deputado federal Éderson Dal Molin (Xuxu), a união das lideranças mato-grossenses federais, estaduais e municipais é fundamental nesse momento. “Temos ciência de que os entraves agora são nas áreas ambientais, mas também recebemos a garantia de que essas situações serão analisadas. Então, esse encontro em Brasília e a união das nossas lideranças é essencial nesse momento”, disse.