Além da reunião no Ministério, a mesma pauta esteve em análise com o diretor da Câmara de Mediação e de Conciliação da Administração Pública Federal, José Roberto da Cunha Peixoto, na tentativa de buscar mediação entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para o fim do embargo ambiental. Para atuar nas tratativas já foi nomeado o mediador Claudio de Castro Panoeiro.

Marlon explica que há uma grande dificuldade de investimentos nas propriedades por parte dos agricultores. “Como todas as matrículas do Jonas Pinheiro estão sob um embargo ambiental, os produtores não conseguem realizar financiamentos como o Pronaf, (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), por exemplo; estamos buscando um acordo para reverter essa situação para que essas famílias tenham a segurança de investir em suas propriedades”, explica o gestor.

Agora, o pedido é para que o mediador da Advocacia Geral da União negocie um acordo com possibilidades viáveis aos produtores. “Também faremos a nossa parte discutindo com as famílias o que é viável para ser feito aqui”, frisa. E para apresentar essas alternativas já está agendada uma reunião para o dia 9 de maio em Brasília.

Documentação

Marlon pontua que a comitiva também buscou informações sobre a regularização do Assentamento. “Onde há regularização fundiária há segurança jurídica e onde há segurança jurídica há segurança econômica e social e estamos empenhados nessa luta”, diz.

Visita a deputado

Já na Câmara dos Deputados, a visita foi para o deputado federal por Mato Grosso, Juarez Costa. “No gabinete do Juarez conversamos sobre demandas dos dois municípios, Sorriso e Vera, e pedimos apoio para a rede da agricultura familiar”, explica Marlon.

A agenda em Brasília contou com a participação dos vereadores sorrisenses Wanderley Paulo e Jane Delalibera. Já de Vera foram os legisladores Célio de Souza, Donizete Panizon, Marcelo Perioto, Eleandro Moreira e representando os assentados, o agricultor Odimar Glhen.