A partir da próxima semana os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias darão início à distribuição do novo Calendário da Limpeza Urbana, que setoriza toda a cidade e organiza a coleta de resíduos sólidos de Sorriso. O material impresso será entregue nas residências e os agentes de saúde ainda farão a orientação quanto a forma certa de armazenagem, os perigos do lixo a céu aberto e os problemas de saúde que eles acarretam.

“Uma semana antes de o mutirão passar no bairro, colocaremos carro de som e os agentes de saúde nos ajudarão a avisar a população. Iremos trabalhar com um contingente de 178 pessoas, entre agentes de saúde da família e os agentes de combate a endemias. São as secretarias se unindo para manter a cidade mais limpa, bonita e saudável”, declara o secretário de Governo, Luís Fábio Marchioro.

Quem não receber seu material em casa, poderá retirá-los nos oito PSFs que estiverem de plantão durante o recesso de final de ano, na Unidade de Pronto Atendimento - UPA e na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. “Também buscaremos o apoio dos presidentes de bairros para a distribuição do material. Deixaremos uma boa quantidade com cada presidente para que ele nos auxilie sempre que um morador precisar do calendário”, frisa Luís Fábio.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Pedrinho Gilmar Silva, explica que durante os dias da coleta, equipes da Prefeitura de Sorriso farão os reparos gerais necessários naquele setor. “Aproveitaremos a ida aos bairros para efetivar as trocas de lâmpadas, limpeza das bocas de lobo, reparos nos prédios públicos, pintura dos meios fios e faixas de pedestres”.

Além das equipes das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos e de Saúde e Saneamento, também estarão envolvidos no trabalho de limpeza urbana as equipes do Núcleo de Ação Integrada (NAI) e do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF).

Os moradores devem ficar atentos ao calendário e acomodar o resíduo sólido em sacos de 60kg, colocando-os para fora de casa cinco dias antes do início da coleta no bairro. Os resíduos não devem ser colocados no canteiro central, pois haverá multa para quem o fizer, bem como para os que colocarem lixo nas calçadas fora do período de coleta.

De acordo com o coordenador do NIF, Reinaldo Nunes, de maio a novembro deste ano foram emitidas 370 notificações a moradores que colocaram os resíduos sólidos na porta de casa após a coleta. O valor atual da multa é de aproximadamente R$ 1.500,00.

Mais informações e denúncias podem ser feitas na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, no 3544-1727, ou pelo celular 99647-5252, por ligação ou via whatapp, ou ainda no NIF pelo 3545-4769.