O concurso é uma das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) e tem a intenção de estimular os jovens a expressarem o que compreenderam sobre os malefícios do trabalho infantil e o quanto a inserção no mercado de trabalho de maneira formal pode contribuir para sua formação profissional.

“O objetivo é envolvê-los com a temática e estimular a criação do slogan que demonstra o entendimento deles quanto às possibilidades que existem para inserção no mercado de trabalho de maneira a contribuir na profissionalização e na proteção do futuro deles; como também levá-los a criarem uma imagem que demonstre como a aprendizagem contribui para a prevenção do trabalho infantil. Além, de poderem se orgulhar de criarem a estampa das camisetas que usarão no projeto”, explica a gestora da AEPETI, Milana Silvia Higino Mendes.

O concurso foi lançado no dia 10 e está sendo desenvolvido nas unidades socioassistenciais onde são executadas as capacitações do projeto. Hoje (24) encerra o prazo para a confecção dos desenhos e slogans que devem ser entregues nas unidades.

O material passará pela apuração de uma comissão julgadora formada por cinco integrantes, representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas); do Departamento de Cultura; do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); e um técnico da área de criação.

O concurso premiará os três primeiros lugares e, em caso de empate, a decisão será por votação e caberá aos jovens e familiares que serão convidados para o evento de premiação, que acontecerá no dia 30, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), às 18h.

“Buscamos o envolvimento dos jovens no combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem, ampliando a discussão sobre os malefícios da prática e os comprometimentos no desenvolvimento deles, além da importância da aprendizagem para a capacitação profissional e combate à evasão escolar. A premiação é um estímulo motivacional para darem liberdade a sua imaginação, a partir da experiência com o tema proposto”, diz a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.