Podem ser feitas até o dia 8 de março, na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, as inscrições para o processo seletivo para concessão de ajuda de custo do programa Atleta do Futuro. Estão disponíveis, por meio do Programa Atleta do Futuro, 206 bolsas para estudantes atletas do município que tenham entre 12 e 18 anos e tenham destacado em competições do ano passado. As bolsas estão divididas nas categorias “Nacional”, Estadual” e “Talento” e serão pagas de março até dezembro.

A categoria Nacional prevê o pagamento de auxílio no valor mensal de R$ 337,99 e é destinada para atletas que, nas modalidades individuais, tenham conseguido, no ano anterior, ficar entre os quatro primeiros colocados nos Jogos Escolares da Juventude (1.ª e 2.ª divisão) ou no Campeonato Nacional da respectiva confederação. Já nas coletivas, é preciso ter ficado, no ano anterior, entre os quatro primeiros colocados dos Jogos Escolares da Juventude ou do Campeonato Nacional da respectiva confederação nacional.

Já na categoria Estadual, que prevê o pagamento de R$ 156,51, os atletas, na categoria individual,  devem ter conquistado, no ano anterior, o 1.º ou 2.º lugar na fase estadual dos Jogos Escolares Mato-grossenses.  Nas modalidades coletivas, é preciso ter ficado em 1.º ou 2.º lugar na fase estadual dos Jogos Escolares Mato-grossenses ou nos Jogos Estudantis Mato-grossenses.

A categoria “Talento” prevê o pagamento de R$ 75,10 para os atletas que, tanto nas modalidades individuais ou coletivas, conquistaram os dois primeiros lugares nos campeonatos estaduais da respectiva federação ou da fase regional dos Jogos Estudantis Mato-grossenses ou da fase regional dos Jogos Escolares Mato-grossenses.

A disponibilidade dos recursos para incentivo ao esporte obedece ao que está disposto na Lei Municipal 2.463/2015: 45% dos recursos destinados aos atletas da categoria Nacional, o que perfaz um total de R$ 157,5 mil; 40% destinados à categoria Estadual, com um total de R$ 140 mil; e 15% para a categoria Talento, com R$ 52,5 mil.

É importante que os atletas, acompanhados pelos pais ou responsáveis legais, compareçam à sede da Secretaria, de segunda à sexta-feira, das 8h às 13 horas, com todos os documentos exigidos no edital, que pode ser acessado  pelo site da Prefeitura (www.sorriso.mt.gov.br). “Esta é uma maneira de valorizar os jovens talentos e incentivá-los a seguir buscando bons resultados, podendo chegar, inclusive, à profissionalização”, comenta o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.