Planejamento e trabalho. O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, alinhou, na manhã desta quarta-feira (10 de maio), junto ao comandante da 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM) de Sorriso, capitão Daniel Alves Moura e Silva, o cronograma de trabalho a ser desenvolvido pelos bombeiros por meio da jornada delegada.
O adjunto da Semsep, Emiliano Preima, e as servidoras Elinara Bueno Garlet e Patrícia Souza Isidorio, também integraram a ação de planejamento. Em Sorriso, a jornada delegada já é realidade para policiais militares, e, desde o ano passado, representantes do Executivo e do Legislativo de Sorriso, buscavam incluir, junto aos PMs, os bombeiros e também os policiais penais.
No mês passado, por meio do Termo de Cooperação 0055/2023, Estado e Prefeitura selaram a parceria, que permite o trabalho remunerado dos bombeiros em horários de folga. De acordo com a Lei 2.201, de maio de 2013, a jornada delegada pode ser viabilizada para apoio à fiscalização do comércio ilegal e irregular; combate à depredação do patrimônio público; apoio à fiscalização ambiental, de trânsito e licenças; e combate ao fogo. Pela regra, cada beneficiado não pode executar carga horária diária superior a 6 horas, nem tampouco carga horária mensal superior a 50 horas.
“Foi um avanço muito importante no reforço às ações de segurança em Sorriso e já agora, durante os quatro dias de Exporriso, bombeiros em jornada delegada poderão atuar no evento”, adianta Moura, acrescentando que a jornada delegada também será providencial para o período de seca, que se avizinha. “O combate ao fogo demanda soma de esforços, seja na hora de planejar ações para evitar que os incêndios aconteçam, seja na hora de combater as chamas e, nestas horas, o trabalho dos nossos valorosos bombeiros tem importância fundamental, assim como as ações de nossos servidores da Defesa Civil e das equipes de apoio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos”, destaca o secretário.
Para o comandante da 10.ª CIBM, a jornada delegada representa um incentivo e tanto para os integrantes da corporação. “Estamos animados em poder contribuir nas horas de folga e, com isso, receber um complemento de renda, por meio desta parceria com a Prefeitura”.