“Fruticultura perene, consórcios e piscicultura”, é a temática do 2º Dia de Campo que inicia hoje (09) e tem como meta debater a fruticultura irrigada no município como mais uma opção de renda para a agricultura familiar. A programação inicia nesta quarta-feira, às 19h30, no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), com a palestra “A transformação e o desenvolvimento sócio econômico com a Fruticultura Irrigada”, com o engenheiro agrônomo e mestre em Extensão Rural de Petrolina/PE, José Batista da Gama.

O evento é promovido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e segue até amanhã (10), quando as atividades serão centradas no Assentamento Jonas Pinheiro, Lote 175. No local [Lote 175], será montada uma vitrine de referencia tecnológica da fruticultura de Sorriso. O evento contará com cinco estações de trabalho. A primeira estará sob responsabilidade do IFMT, a segunda será conduzida por profissionais da Embrapa Agrossilvipastoril; na terceira os produtores poderão tirar dúvidas com a equipe da SAMA. Já a quarta estação é de responsabilidade da Empaer MT e, para finalizar, no quinto ambiente os produtores irão expor suas experiências.

Conforme o responsável pela SAMA, Márcio Kuhn, “o Dia de Campo voltado para a fruticultura é uma maneira de fortalecer a agricultura familiar. A segunda edição de um evento voltado para a fruticultura demonstra que esse é um projeto que foi bem aceito pela comunidade e está dando certo. É mais uma oportunidade para debatermos outras opções de renda, trocar experiências voltadas para culturas perenes e seus consórcios diretamente com os produtores e com a equipe técnica que vem de Petrolina para o evento”, acrescentou.

Cerca de 300 produtores locais e regionais, estudantes, profissionais,  além das equipes técnicas das secretarias de agricultura da região são esperados. No ano passado, quando foi realizada a primeira edição do Dia de Campo, 200 produtores participaram do evento.

O Dia de Campo no Assentamento Jonas Pinheiro é promovido pela SAMA e conta com a participação direta dos técnicos do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), campus de Sorriso.

Confira a programação completa:

Dia 09 de maio

Palestra: “A transformação e o desenvolvimento sócio econômico com a Fruticultura Irrigada”

Local: auditório do IFMT

Dia 10 de maio