Foi inaugurado ontem (15), o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemeis) Aquarela do Saber, no Residencial Mário Raiter. Com dez salas de aula, o Cemeis tem capacidade para atender 450 crianças com idade de 6 meses a 4 anos.

Conforme o prefeito Ari Lafin, atender às necessidades das famílias residentes no Mário Raiter é uma das prioridades da Administração Municipal. “Este é um residencial novo, grande, com cerca de cinco mil moradores e distante do Centro e que tem como uma das principais necessidades o acesso à educação”, pontuou. “Para nós, hoje é um momento muito feliz porque estamos disponibilizando 450 novas vagas e trazendo mais qualidade de vida ao Mário Raiter”, complementou Lafin.

Presente no evento, o promotor de Justiça, Márcio Florestan Berestinas, declarou que a educação infantil é prioridade garantida pela Constituição Federal. Berestinas destacou que no último ano o município avançou na oferta de vagas na faixa etária de 0 a 4 anos. “O desafio agora é avançar ainda mais com propostas a médio prazo”, disse.

A secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, destacou que com o Cemeis atendendo no próprio Residencial, os pais sentem-se mais seguros para poder trabalhar. “Crianças acima de quatro anos podem ser transportadas pelo ônibus escolar, mas os pequenos precisam ser levados pelos pais aos Cemais. Agora, com a implantação de uma unidade dentro do Residencial será mais fácil para pais e responsáveis levar os pequenos para a escola”, explicou.

Para o início das atividades, a Administração Municipal investiu R$ 300 mil em mobiliário. O prédio sediará também a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Mário Raiter, prevista para ser inaugurada em maio.

Com o Cemeis Aquarela do Saber, a rede pública municipal passa a contar com 35 unidades escolares, sendo 21 escolas municipais e 14 Centros Municipais de Educação Infantil, que atendem quase 14 mil alunos. As aulas no Cemeis Aquarela do Saber terão início na segunda-feira, dia 19.