Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Começaram a ser instaladas nesta quinta-feira (10 de agosto), as estruturas metálicas em formato de pétalas que vão acomodar as luminárias de LED nos cerca de 80 postes instalados no trecho de 2,5 quilômetros da MT-242, entre o entroncamento com a BR-163 e o acesso ao Residencial Mário Raiter.
Como está o trabalho de iluminação
A intervenção começou no fim de junho e a obra deve ser concluída ainda em agosto, dentro do planejamento, estima o secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Milton Geller, complementando que as pétalas foram produzidas por equipes próprias, na própria Secretaria.
Cada pétala contará com quatro luminárias de LED de 200 w, que integram o lote enviado pelo Governo do Estado, via MT Iluminado. Os investimentos em recursos materiais pela Prefeitura superam os R$ 300 mil, mas ficam bem abaixo do investimento que seria demandado se a obra fosse terceirizada via licitação. “Dentro das nossas possibilidades, tentamos ao máximo potencializar a produção de nossas equipes próprias, trazendo benefícios diretos à população, como, neste caso, mais segurança a todos que trafegam neste trecho”, contextualizou.
O projeto do empreendimento foi elaborado pela Secretaria da Cidade (Semcid) e todo o trabalho está sendo feito em consonância com a Intervias, concessionária do trecho.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).