Trilhas que convidam para um passeio no interior da mata, árvores e flores que se proliferam em um mundo de cores vibrantes. Esse é o espaço revitalizado do Horto Florestal Sebastião Almeida da Silva, aberto ao público nesta manhã (21). Mais de 500 pessoas conferiram de perto a transformação do Horto que iniciou em janeiro.

Entre as novas benfeitorias, estão uma sala de aula para práticas ambientais, Casa da Terra, orquidário, estufa berçário para produção de flores, dois espaços para trato e apreciação de pássaros, canteiros de mudas, depósitos de ferragens e sala administrativa. Para adeptos de caminhadas, foi edificada a trilha do “Pinus Cuiabano”.  Todo o mobiliário da área administrativa foi construído no próprio Horto com madeira de demolição, mantendo o foco da preservação e reutilização em todos os ambientes.

Conforme o vice-prefeito, Gerson Bicego, responsável pelo projeto de revitalização do Horto, “nossa meta não é só dispor de um espaço bonito para visitação, mas também trabalhar com recuperação ambiental. A partir das mudas que estamos cultivando no Horto vamos recuperar ambientalmente as áreas verdes da nossa cidade, pois temos um grande passivo verde no município”, pontuou.

Para contribuir com a ideia, cada visitante poderá levar para casa duas mudas de árvores de sombra ao visitar o Horto. Bicego destaca ainda que a gestão está “trabalhando junto ao Ibama para futuramente instalarmos um mini zoológico no local”.

O prefeito Ari Lafin ressaltou que “com a revitalização, temos certeza de que o Horto se tornará um ponto turístico do nosso município. Convidamos as famílias a visitar o espaço”, disse. O prefeito lembrou que o local recebeu o nome de Sebastião Almeida da Silva em homenagem ao jardineiro que plantou várias mudas de árvores no município “e dessa forma contribuiu com o ideal de preservação que cultivamos hoje”.

Lafin também pontuou que o trabalho do vice-prefeito Gerson Bicego e da equipe terá continuidade com a revitalização do Parque Ecológico Claudino Frâncio. “O Gerson e a equipe também irão atuar com ações de paisagismo em toda a cidade”, complementou o prefeito.

Para viabilizar o projeto, a Prefeitura contou com parcerias com instituições, como o Ibama, que doou madeiras apreendidas em operações, e empresários locais, que contribuíram com a doação de produtos ou serviços.

O Horto Florestal Sebastião Almeida da Silva estará oficialmente aberto para visitações a partir da próxima segunda-feira, (25), no horário das 7h às 11h pela manhã e à tarde das 13h às 17h. As escolas podem agendar atendimento com palestras das 8h às 10h no turno matutino e no vespertino, das 14h às 16h.

A inauguração da revitalização a obra foi acompanhada de perto por dois ex-prefeitos: Alcino Manfroi e Ignácio Schevinski, além da promotora de Justiça, Fernanda Pawlec, o presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Gavasso, bem como todos os vereadores e secretários municipais e o suplente de deputado federal, Ederson Dal Molin. O espaço também recebeu a benção realizada pelo padre Júnior, da Paróquia São Pedro Apóstolo e do pastor Jonas, da Igreja Luterana.