Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Hoje é dia de mostra de trabalhos do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) nas escolas municipais Francisco Donizeti de Lima e Jardim Bela Vista. Na Francisco, a mostra será das 16h às 19 horas e na Bela Vista, a exposição começa às 19 horas.
O JEPP, desenvolvido em dez escolas do município, é um projeto viabilizado em parceria com o Sebrae, com um total de mais de mil alunos que estão aprendendo a lidar com cálculos de risco, viabilidade econômica e, principalmente, com o empreendedorismo, por meio de eixos temáticos como “ervas aromáticas”, “temperos naturais”, “oficinas de brinquedos ecológicos”, “locação de produtos” e “sabores e cores”.
Para tanto, na Escola Francisco, onde 115 alunos do 3.º ao 5º ano estão envolvidos no JEPP, serão comercializados alimentos e bebidas, brinquedos ecológicos e haverá pula-pula. Já na Bela Vista, onde o projeto é promovido com 26 alunos do 5.º ano, serão comercializados alimentos e bebidas.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).