Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Hoje (15), a partir das 17h, a Praça das Fontes será palco da formatura militar dos alunos que fazem parte do “Projeto Luz do Amanhã: Cultivando Segurança com Integração Social”, resultado da parceria entre Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e 12º Batalhão da Polícia Militar.
Neste ano, o projeto teve início no mês de março e contemplou 51 estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade, com idade entre 12 e 17 anos.
As instruções acontecem no contraturno escolar com atividades como palestras sobre civismo e orientações de higiene, escovação bucal, técnicas de plantio e cultivo de hortaliças. A intenção é fortalecer junto aos jovens conteúdos que visam assegurar seus direitos e garantir melhor rendimento escolar e convívio familiar e comunitário.
“Durante o projeto são ministrados ensinamentos que serão levados por esses adolescentes por toda vida, como respeito e disciplina, entre vários outros que são importantes no dia-a-dia deles”, diz a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.
Os responsáveis pelo projeto são o comandante do 12ª BPM Ten Cel PM Jorge Almeida; o coordenador, 1º Ten PM Magno; os auxiliares de coordenação, 3º Sgt PM Freitas e Soldado PM Renato; e a pedagoga, Luciene Paulo.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).