Vale reforçar que a Guarda Municipal é sempre parceira do Corpo de Bombeiros nos acidentes com vítimas, fazendo a organização do trânsito no local para garantir agilidade e rapidez no socorro aos feridos. Nestes casos, a Polícia Militar (PM) também é acionada para o registro do Boletim de Acidente (BA).

O curso, com aulas teóricas e práticas, será ministrado pelo 2.º sargento RR Alberto, que serviu na 10.ª CIMB. Moura explica que, além dos GMs, outros profissionais ligados ao setor também foram convidados, resultando assim em duas turmas com 25 alunos cada. As aulas serão em período integral, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Durante a capacitação, serão abordados os seguintes tópicos: crime de omissão de socorro; crime de abandono; avaliação da cena do acidente; abordagem inicial da vítima, análise primária; análise secundária; hemorragias; ferimentos diversos; desmaios; convulsão; insolação e intermação (hipertermia); fraturas; queimaduras; obstrução de vias aéreas (OVACE); reanimação cardiopulmonar (RCP);  e transporte de vítimas.

“São procedimentos muito delicados, que exigem precisão e assertividade, por isso, sempre é importante rever e treinar cada método de socorro”, destaca o secretário-adjunto de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Emiliano Preima.

No período em que os GMs estarão em curso, a PM assumirá o atendimento a todos os acidentes de trânsito no Município. No entanto, se for necessário, o 153 pode ser normalmente utilizado, pois as ligações serão transferidas para a PM, que atende pelo 190.