Sobre a viagem

De quarta a sexta-feira (27 a 29 de abril), os sorrisenses puderam ver bem de perto a rotina da GM de Palhoça. Moura e Pires foram recepcionados pelo secretário de Segurança Alexandre de Sousa, pelo comandante da GM, Tony Anderson e pelo assessor Gabriel Alvarez.

Entre as semelhanças, explica Moura, está o fato de a Guarda Municipal de Palhoça também ter nascido como serviço ligado necessariamente ao gerenciamento do trânsito e agora ter migrado para guarda civil, com atribuições que vão além do registro de boletins de acidentes, emissão de cartões de estacionamento, fiscalizações, blitze e multas.

“Conhecemos em detalhes este processo legal e também pudemos verificar como o serviço se desenvolve na prática”, detalhou o gestor, reforçando que a troca de experiências tem sido fundamental para a constante evolução da GM de Sorriso, que completou 10 anos no mês passado. Atualmente, integrantes da GM de Palhoça passam por formação na Universidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na capital catarinense.

Semelhanças e diferenças

Se as GMs de Sorriso de Palhoça são parecidas porque ambas nasceram com foco no trânsito e agora migraram para outras atribuições, as semelhanças param por aí. Na cidade catarinense, localizada na região metropolitana de Florianópolis, a população estimada pelo IBGE no ano passado é de 178.679 pessoas, que habitam uma área territorial de 394.850 km².

Já na Capital Nacional do Agronegócio, a área territorial é de 9.239.629 km² e a população estimada pelo IBGE em 2021 foi de 94.941 pessoas. Com isso, a cidade às margens do Atlântico apresenta uma densidade demográfica de 347,56 habitantes por km², enquanto que Sorriso, bem no meio de Mato Grosso (no centro do Centro-Oeste), apresenta uma densidade demográfica de 7,13 habitantes por km².

Como funcionam

“Todas as guardas municipais continuam cuidando do trânsito em seus municípios e assumem outras funções, como a guarda patrimonial, a atuação para garantir a segurança em áreas públicas e também, como ficou ainda mais evidente no período da pandemia, no atendimento a perturbações de sossego”, listou Pires, contextualizando que muitas destas ações já estão incorporadas ao dia-a-dia da GM sorrisense.

O futuro

“O caminho agora é seguir no processo de adequação da legislação junto à Câmara Municipal para que a nossa atual Guarda Municipal de Trânsito mude para Guarda Civil Municipal ou simplesmente se consolide como Guarda Municipal, retirando o ‘Trânsito’ de sua nomenclatura e passando a executar novas funções”, acrescentou Moura.

Além de focar em municípios mais distantes, como Palhoça, a experiência de municípios vizinhos, como Lucas do Rio Verde, também é levada em consideração na hora de pensar no hoje e no amanhã da GM sorrisense. “Lucas criou sua guarda civil por meio da lei complementar 222/2022 e os guardas estão passando por formação na cidade paulista de Cotia”, complementa Moura, reforçando que o crescimento acelerado de Sorriso demanda um constante aprimoramento das forças de segurança, afinal, se levarmos em consideração que Palhoça já é uma cidade centenária, no auge dos seus 128 anos, Sorriso ainda tem muito a se desenvolver e para onde crescer, às vésperas de seus 36 anos.