Assim que entrar em funcionamento o CIEVS local deve atuar no gerenciamento e monitoramento de informações e também na avaliação de indicadores estratégicos para a preparação e resposta às emergências em saúde pública em nível local, regional e nacional. Entre as atividades também se destacam a implantação de mecanismos de comunicação avançados permitindo oportunizar ações imediatas e a análise de informações recebidas sobre mudanças no cenário epidemiológico.

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, pontua a importância desse novo passo para a saúde pública municipal e regional. “É a tecnologia à serviço da saúde pública da nossa população”, frisa. O gestor acrescenta que esse é um importante patamar de inteligência sanitária regional, com monitoramento dos acontecimentos, para a execução de ações articuladas e rápidas, além de ser um contato direto com o Ministério da Saúde.

“O Governo Federal acompanhou o nosso trabalho e reconheceu que do momento anterior à pandemia para o atual momento vivido, saímos do trabalho de baixa complexidade para alta complexidade”, pontua Luís Fábio.

Para integrar a Rede, pesaram medidas como a organização da campanha de vacinação e o desempenho e indicadores da Vigilância em Saúde. “Claro que ao integrar essa Rede teremos mais trabalho pela frente; mas, temos certeza de que nossa equipe é competente e capaz de trabalhar com urgência e emergência e atender à demanda”, pontua.

O prefeito Ari Lafin também comemora o trabalho realizado. “Integrar o CIEVS é uma honra, pois se trata de uma rede de respostas rápidas a emergências em saúde pública com vigilância ativa, alerta e implementação de tecnologias; isso demonstra que o trabalho realizado aqui deu certo”, diz.

A participação na Rede é considerada  primordial para que o gestor tome decisões assertivas e também facilita a comunicação com o Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde.

Hoje, 129 municípios entre capitais, áreas de fronteira e áreas indígenas compõem a Rede. Além de Sorriso, outros 33 municípios – no Mato Grosso, Rondonópolis também passará a integrar a Rede; passarão a participar do monitoramento.

O convite para Sorriso implantar o CIEVS e integrar a rede foi realizado em Brasília ainda em 9 de novembro, quando o Município apresentou as ações desenvolvidas no combate à pandemia no VI Encontro Nacional da Rede CIEVS. Assim que for implantado, o Centro local deverá funcionar com monitoramento da região e respostas rápidas em emergências de saúde.

Vale lembra que entre as cidades com mais de 40 mil habitantes, Sorriso é o Município com o menor índice de letalidade por covid-19 no Mato Grosso. Os dados constam do Painel da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso que destaca que o Município apresenta uma letalidade de 1,25%, apesar de ser o quinto no ranking estadual em casos de infeccção pelo coronavírus.

Relembre um pouco do trabalho sorrisense durante a pandemia:

Entre os pontos de destaque do trabalho realizado por Sorriso estão:

- Criação de um Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia ainda em 16 de março de 2020;

+ Implantação de um Hospital Municipal de Campanha dotado de toda a infraestrutura para tratar pacientes positivos para a covid-19;

+ Implantação de 6 leitos de UTI para pacientes com covid-19 mantido exclusivamente com recursos próprios municipais, sendo o único do Estado;

+ Monitoramento de casos positivos e suspeitos com acompanhamento, inclusive domiciliar;

+ Boletim diário atualizado com os números apontando o comportamento da pandemia;

+ Disponibilização gratuita de todos os medicamentos necessários para o tratamento de pacientes com covid-19;

+ Central Telefônica 150 atendendo 24 horas diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, mantida pela Secretaria Municipal de Saúde para orientações e denúncias;

+ Serviço de fisioterapia e nutrição especializada para o tratamento de pacientes tanto durante a hospitalização como no pós-alta;

+ Farmácia Pública Municipal 24 Horas aberta diariamente de segunda a segunda;

+ Fiscalização e regramento do convívio social inteligente com foco na orientação;

+ Testagem em massa desde o início da pandemia;

+ Implantação de protocolos municipais de atendimento e acolhimento aos pacientes suspeitos, positivos e familiares;

+ Vacinação acelerada desde o dia 20 de janeiro de 2021 quando o Município recebeu e aplicou a primeira dose (a primeira pessoa imunizada em Sorriso foi a enfermeira da linha de frente Aparecida Lourdes Chinez, de 62 anos);

+ Hoje, Sorriso é um dos municípios que lidera a aplicação de vacinas contra a covid-19 no Estado;

+ Organização de comunicação com apoio irrestrito da imprensa local e o Departamento de Comunicação do Município.