O secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Drusina e o secretário da Cidade, Leonardo Zancheta, participaram do Fórum Ferrovias e a Integração dos Modais, realizado ontem (23), em Nova Mutum.

O Fórum debateu a extensão da ferrovia Vicente Vuolo (antiga Ferronorte) até Cuiabá e na sequência até Sorriso. Presente no evento, o deputado federal Éderson Dal Molin (Xuxu), reforçou a importância da extensão dos trilhos até o município. “O modal ampliaria de forma significativa a infra-estrutura de todos os municípios da região, facilitando o escoamento e a aquisição de produtos, o que, automaticamente irá agregar valor à produção”, enfatizou.

A discussão para ampliação do modal até Sorriso está adiantada. Ainda em janeiro, produtores rurais, empresários, vereadores, secretários municipais e representantes do Sindicato Rural participaram de uma reunião para tratar do tema.

Hoje, por percentual, Sorriso é o município que mais produz grãos no país, respondendo por 3% de toda a produção nacional. De acordo com dados do Sindicato Rural, são cultivados anualmente cerca de 633 mil hectares de soja, além de aproximadamente 400 mil hectares de milho na safrinha. Atualmente, Mato Grosso responde por 25% da safra nacional de grãos.

O secretário Drusina salienta que a “ampliação da Vicente Vuolo até Sorriso possibilitaria o aumento da produção e agilidade no processo de industrialização de toda a região. Com a ferrovia, será mais fácil escoar a produção e adquirir insumos, diminuindo custos. Com certeza, a implantação de uma ferrovia irá agregar valor à logística regional”.