Pois é, no dia 10 de agosto, a GM, um dos braços da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), deflagrou a operação “Silêncio no Trânsito” justamente para identificar, multar e orientar a substituição de escapamentos, principalmente de motocicletas, que estejam emitindo barulho além do normal. Apoiaram a GM nesta operação a Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que também integra a Semsep; e a Polícia Militar (PM).
Nos 14 dias de operação, os escapamentos “com problema” foram identificados em 36 veículos. E, como durante as blitze outras situações também são observadas, verificou-se que 109 condutores não possuíam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 99 veículos estavam com licenciamento vencido, entre outras irregularidades. Ao todo, 107 veículos foram recolhidos. Os pontos que receberam as ações foram a Perimetral Sudoeste; as avenidas Idemar Riedi, Ademar Raiter, Imigrantes, Adolino Bedin, e Tancredo Neves; e as ruas Lupicínio Rodrigues, Mato Grosso e Cartola.
A infração pelo escape barulhento é considerada grave, a multa é de R$ 195,23 e representa cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “A partir de agora, a ‘Silêncio no Trânsito’ deve virar rotina em Sorriso, a exemplo da Operação Lei Seca”, informa o coordenador da GM, Márcio Pires. E tem como denunciar locais em que o barulho ainda incomoda muito? Tem sim. “Denúncias podem ser feitas pelo 153”, reforça o guarda.