Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
(66) 3545 4700
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00

Selo Diamante

96,84%

de eficiência

Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.

GGI realiza primeira reunião de 2026

Publicado em 11 de fevereiro de 2026 às 10:47
Trânsito e câmeras de segurança estão na pauta

O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) realizou nesta terça-feira, 11 de fevereiro, a primeira reunião de 2026. Sob a liderança do prefeito Alei Fernandes, a pauta versou sobre o Programa Vigia Mais do Governo do Estado e os índices de acidente do Município. Alei destacou que 100% das câmeras do Vigia Mais instaladas na área urbana funcionam e são monitoradas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) instalado na Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil (Semsep). “Essa tem sido uma ferramenta que permite mais agilidade ao trabalho desenvolvido pelas forças de segurança”, comemora.

O gestor explica que além dessas, recentemente, em 19 de janeiro, 110 câmaras foram repassadas às comunidades do interior para fechar o arco externo. “Nesses locais doamos as câmeras para as comunidades que serão responsáveis pela manutenção e nós vamos monitorar”, explica.

O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), coronel da reserva da Polícia Militar, Adriano Denardi, completa que hoje a área urbana conta com 345 câmeras que integram o Programa Vigia Mais em pleno funcionamento. Há ainda mais 200 pontos com apoio de imagens entre as câmeras de lombadas e com imagens cedidas pela empresa Camerite.

A segurança também deve ser ampliada com a futura instalação de câmeras com reconhecimento facial em pontos estratégicos como empresas, bares, restaurantes e lanchonetes. Após a instalação em todos os pontos, o Município contará com mais de 700 câmeras de monitoramento. Além de dois drones com tecnologia de reconhecimento facial e corporal embarcada. Um será usado pela própria Semsep e o outro repassado à Polícia Militar. “Todas essas são ações que realizamos com o apoio do presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg)”, diz.

Sinistros  de trânsito 

Já em relação aos acidentes registrados em 2025; Denardi pontuou que foram 887 sinistros sem vítimas – uma média de 76 acidentes por mês. “Não temos todos os números de sinistros com vítimas, mas especificamente na Perimetral Sudoeste foram registrados 120 sinistros com vítimas e 47 sem vítimas; esses números chamaram nossa atenção”, frisa.

A intenção, claro, é diminuir esses índices. Para isso, uma das metas é intensificar as palestras educativas. Em 2025 foram realizadas 104 palestras com mais de 10 mil participantes. “É um público com outro olhar para o trânsito”, analisa.

Já o secretário-executivo do GGI, tenente-coronel Jorge Almeida, destacou a importância do trabalho do GGI. “Todas as ações que visam fortalecer a segurança são essenciais, nossa meta é tornar Sorriso cada dia mais segura para quem vive aqui”, defende.

O colegiado, vale lembrar, é formado por representantes de instituições ligadas às forças de Segurança, à Justiça e aos poderes Legislativo e Executivo.

Imagens
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Reginaldo de Souza
Home
Transparência
SIC
Ouvidoria
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Saber mais

Entendi