Integrantes do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) reuniram-se na manhã de hoje (12), no Paço Municipal para partilhar as ações que estão sendo adotadas para melhorar a segurança pública em Sorriso. Durante o encontro, os representantes de instituições ligadas às forças de Segurança, à Justiça e aos poderes Legislativo e Executivo puderam debater ações educativas que estão sendo adotadas para trabalhar a questão da segurança pública de maneira construtiva com toda a comunidade.

Entre os exemplos expostos estão os projetos desenvolvidos por meio de parceria entre a Polícia Militar e a Administração Municipal: o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o projeto Luz do Amanhã. Com cunho educativo, os projetos trabalham questões como civismo, direitos e deveres, combate ao bullying e à violência junto a crianças e adolescentes. “Tivemos relatos de mudanças muito positivas na vida de jovens que participam destas atividades”, destaca o comandante da Polícia Militar no município, Major Jorge Almeida.

A promotora Élide Manzini de Campos discorreu sobre o projeto de leitura que está sendo implantando no Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS). Por meio do “Leitura que Transforma”, também promovido em parceria com a Prefeitura, a leitura de cordel será utilizada como ferramenta de transformação de realidades. “Queremos, por meio da leitura, trazer um novo mundo, novas perspectivas para os reeducandos”, comenta.

A sensibilização e a educação para o combate à violência também está no planejamento da Polícia Judiciária Civil. De acordo com o delegado André Eduardo Ribeiro, deve ter início em breve uma série de palestras sobre o combate à violência contra a mulher. A iniciativa, que vinha sendo discutida para ser levada às escolas, deve ser ampliada.

“Certamente essa palestra será muito útil para discutir essa questão junto às famílias atendidas em nossos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), e por isso, já coloco a estrutura da Secretaria de Assistência Social à disposição para potencializarmos esta ação”, destaca o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

O combate ostensivo à criminalidade também foi pauta da reunião. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Felipe Dias Mesquita, no período de férias aumenta o número de furtos do município. Por isso, de maneira articulada, as forças policiais se uniram para intensificar as abordagens e aumentar a presença nas ruas.

“Esta integração que vem sendo promovida por meio de grupos como este já pode ser sentida de forma positiva em todo o município, com resultados consolidados e o envolvimento de vários representantes da sociedade na tomada de decisões e também na efetivação de ações”, analisa o prefeito.