Pessoas em situação de rua

Estas e outras demandas, como a questão de pessoas em situação de rua, foram as pautas da reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) promovida na manhã desta terça-feira (22 de novembro) na Prefeitura. O GGI, presidido por Ari, é composto por representantes de  instituições ligadas às forças de Segurança, à Justiça e aos poderes Legislativo e Executivo.

“Sobre a questão das pessoas em situação de rua, é constante o trabalho desempenhado por nossas equipes no processo de sensibilização e encaminhamento às famílias, ou a casas de passagem, e vamos tornar ainda mais intensa esta atuação neste período de festas, em que a Praça da Juventude, por exemplo, recebe muitas famílias e também visitantes para conferir as atrações do Natal Luz”, partilhou o prefeito.

Nilson Alencar, representante da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES), instituição responsável pela decoração natalina por meio de termo de convênio firmado junto à Prefeitura, informou que haverá a presença de seguranças para garantir que o Natal Luz seja curtido com toda a tranquilidade. “Teremos um segurança durante o dia e dois no período noturno”, detalhou.

Sobre novas sedes

O Município já destinou a área para um novo prédio da Politec, ao lado da sede da nova delegacia da Polícia Judiciária Civil (PJC), que está sendo construída na Avenida Los Angeles. A proximidade entre as duas unidades deve otimizar processos e, principalmente, amenizar o sofrimento de vítimas que precisam de exame de corpo de delito, especialmente nos casos da Lei Maria da Penha. Presidente do Conselho de Segurança (Conseg), Gilvano de Ávila relatou que já há projeto para a nova sede, e é preciso agora seguir em busca de recursos para erguer a nova estrutura, orçada em cerca de R$ 5 milhões.

Já o Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS) também já conta com área doada pelo Município, de 4 hectares, às margens da BR-163,  em frente à 6.ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O pedido para retirar o CRS da região central da cidade vem sendo feito desde 2021 e a nova unidade prisional deve ser edificada em raios, com orçamento superior a R$ 20 milhões.

“Nesta situação, todo o processo é conduzido via Governo do Estado, desde a licitação”, destacou o prefeito, visto que em outras situações, como obras de unidades escolares, por exemplo, o processo licitatório e as fiscalizações são feitas pelas equipes da Prefeitura.

Já quanto à Ciretran, além de uma sede própria, o  representante da unidade, Edson de Carvalho, também apontou a necessidade de aumento de efetivo. “Em 2010, a frota de Sorriso era de 30 mil veículos, e hoje, com 90 mil veículos, temos os mesmo número de funcionários de 2010”, comparou, informando que, quando são feitos testes práticos de direção, é preciso vir equipe de fora.

“Vamos levar todas estas demandas ao Governo do Estado, para juntos, continuarmos em busca de soluções, assim como fazemos aqui, nas reuniões do GGI, em que diálogo e a partilha dão o tom das decisões tomadas em prol da segurança e do bem-estar dos sorrisenses, assim como do desenvolvimento do Município”, finalizou o gestor.