Estimular a leitura e o raciocínio lógico em crianças de até três anos. É este o objetivo do Projeto Jeitos de Aprender, que está sendo desenvolvido em Sorriso pela Fundação Abrinq, com patrocínio da Nidera.

Entre as metas do projeto, estão a promoção e a qualificação de práticas pedagógicas, e o fortalecimento de vínculos entre as famílias e os profissionais das unidades educacionais envolvidas. A assistente técnica da Abrinq, Tatiana Gamba, está hoje (11) em Sorriso promovendo uma formação para os coordenadores dos Centros Municipais de Educação Infantil de Sorriso (Cemeis). O treinamento, que integra uma série de seis encontros de formação, está sendo ministrado na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec). “Entre as temáticas abordadas hoje podemos destacar a temática de trabalho com famílias e jogos, músicas e brincadeiras”, informa, acrescentando que outros profissionais devem vir ao município para trabalhar outros temas junto aos educadores, como a contação de histórias e conceitos étnicos-raciais.

Além da formação, voltada aos profissionais de todos os 12 Cemeis do município, a ação prevê ainda a destinação de kits com livros e jogos para as unidades participantes e a reforma de uma unidade que será ainda definida.

A coordenadora de projetos da Semec, Elenice Schilling, reforça a importância de parcerias como esta com a Fundação Abrinq. “A prática da educação envolve a construção de saberes e, principalmente, nesta faixa etária que está recebendo uma atenção especial neste projeto, toda a ação que consiga estimular o despertar do processo de ensino-aprendizagem é muito bem-vinda”.