Contudo as queimadas continuam. O responsável pela Compdec, Alberto dos Santos, explica que, a ocorrência atendida, nesta terça-feira (31), teve início no município de Vera, onde um produtor ateou fogo em um amontoado de madeira e restos de árvores. O fogo se alastrou ficando fora de controle, atingiu o assentamento Pé no Chão e foi contido na divisa do Jonas Pinheiro.
A ação se repete! Disse o coordenador. “No ano passado, o mesmo produtor, cometeu a mesma infração ao colocar fogo no período proibitivo e descumprindo o que determina a Lei Estadual. Praticamente metade das chácaras foi atingida. Conseguimos salvar as pessoas, animais e casas, mas o fogo acabou com toda a plantação de cana, abacaxi e demais produtos da agricultura familiar. Foram apenas danos materiais, até o momento”, observou.
O trabalho do Corpo de Bombeiros conta com o apoio da Prefeitura, por intermédio da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep); e da Secretaria Municipal e Obras e Serviços Públicos, com a contratação de 10 brigadistas. Os brigadistas são remunerados com recursos do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar (Funrebom).