Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Fiscais do Procon de Sorriso participaram de um treinamento com equipe do Procon estadual. O foco da visita técnica dos sorrisenses foi ampliar os conhecimentos acerca de uma série de rotinas que fazem parte do trabalho desempenhado pelos servidores, como autuação, aplicação de sanções (multas), apreensão, inutilização, interdição, dosimetria das multas, confecção de documentos e todos os procedimentos que são realizados, tanto de forma teórica quanto prática.
Durante a visita técnica, de segunda à quarta-feira (17 a 19 de outubro), a gerente de fiscalização Grasiela Selmi Salton e o fiscal Carlos Carneiro de Almeida puderam trocar experiências com a equipe da capital e também, aprender, na prática, como é possível aperfeiçoar o trabalho desempenhado em Sorriso.
O diretor do Procon de Sorriso, Robson de Moura, destacou que ações como essa, voltadas ao aprimoramento profissional, garantem que a desempenhar suas atividades de forma a cumprir rigorosamente a legislação consumerista, garantindo que os consumidores tenham seus direitos preservados.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).