Entre os dias 16 a 22 de julho Sorriso será o palco dos Jogos Escolares da Juventude Fase Estadual, Categoria B - 12 a 14 anos. Durante uma semana, mais de 1,2 mil atletas que integram 115 equipes de 52 cidades do Mato Grosso estarão reunidos para disputas de voleibol, basquetebol, handebol e futsal, nos naipes feminino e masculino. Estarão presentes também 200 professores.  A cerimônia oficial de abertura do evento está programada para o dia 16 de julho, às 19 horas, no Estádio Municipal Egídio José Preima.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão, as competições serão realizadas em sete locais. “Serão nos ginásios Domingão, Flor do Cerrado, Fermino Maleski, nas quadras da Escola Ivete Lourdes Arenhardt, Escola Bela Vista, Mário Spinelli, Centro de Educação Básica São José e da AABB”, explica.

O secretário salienta que como a competição é estadual e atletas de todo o Estado são esperados, “toda a estrutura da rede municipal de ensino será colocada à disposição para servir de alojamento”.  Contudo, a ação não irá prejudicar o andamento do calendário escolar, pois os Jogos Escolares serão realizados justamente durante o período do recesso escolar, programado para os dias 15 a 28 de julho, conforme lembra a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Dreschler.

Brandão acrescenta que além de revelar possíveis novos atletas, os Jogos Escolares são um momento para a confraternização e a competição saudável. “Claro que todos estão motivados para buscar medalhas, mas o essencial é manter o espírito esportivo e a amizade entre os nossos atletas buscando uma troca de experiências sadia”, finaliza.

Categoria A

Já as disputas da Categoria A – 15 a 17 anos, nas modalidades basquete, handebol, voleibol e futsal, naipes masculino e feminino, serão realizadas em Água Boa entre os 28 de julho a 05 de agosto. As inscrições para a Fase Estadual Categoria B podem ser realizadas pelos municípios até o dia 19 de julho também pelo email desportoescolar@secel.mt.gov.br.

Modalidades individuais

E as disputas das modalidades individuais que englobam atletismo, judô, luta olímpica, ginástica rítmica, vôlei de praia, tênis de mesa, natação, badminton, ciclismo e xadrez, serão realizadas entre 19 a 24 de setembro em Várzea Grande tanto para a Categoria A – 15 a 17 anos quanto para a Categoria B – 12 a 14 anos. Nesse caso, os municípios podem inscrever seus atletas até o dia 10 de setembro, também pelo email desportoescolar@secel.mt.gov.br.