A mostra, que faz parte das atividades alusivas ao aniversário de 35 anos de Sorriso, foi lançada nesta manhã (10) com a presença da secretária municipal de Educação e Cultura (Semec), Lúcia Drechsler, a secretária-adjunta da pasta, Marisa Netto, o secretário de Administração, Estevan Calvo e o vereador Zé da Pantanal.

A exposição conta com 14 telas que ficam expostas no saguão do Paço Municipal dos dias 10 a 21 de maio. Depois, serão levadas para outros locais da cidade, para que mais munícipes possam prestigiar o trabalho. “Quem passar pelo saguão do Paço poderá conferir a beleza dessas telas, retratando alguns locais de destaque que marcam a história de nossa cidade. Este é um momento inesquecível para Sorriso e para nossa arte”, disse a secretária-adjunta de Educação e Cultura, Marisa Netto.

Em sua fala, a secretária Lúcia contou que a exposição surgiu de uma ideia do secretário de Administração, Estevan Calvo. “A pedido do nosso secretário, que teve um olhar sensível à arte, incumbimos o Departamento de Cultura da missão de retratar cantos que encantam em nossa cidade e que contam a sua história. Agradecemos aos nossos artistas tão talentosos e a toda equipe pelo excelente trabalho”, falou.

O vereador Zé da Pantanal destacou a importância do incentivo à arte. “O mundo é feito de artistas, que são grandes criadores. A arte é a maneira mais sensível de se expressar e investir nela é fundamental. Parabéns aos artistas pelas lindas telas, que demonstram as belezas de nossa cidade”.

“Caminhando pela Blumenau vi uma estátua com a placa contando seu significado e então tive a ideia de sugerir que o Departamento de Cultura buscasse representar as belezas de nossa cidade em forma de pinturas. Todos nós somos passageiros aqui, porém deixamos uma história, um legado, que precisa ser lembrado. Somos uma cidade pujante, ordeira, bela e abençoada com belezas naturais que agora estão representadas nessas lindas telas. Parabéns a todos os envolvidos neste trabalho”, finalizou o secretário Estevan.

Os quadros foram pintados pelos artistas plásticos Cold Antônio, Wilter Carlos, Ivone Saldanha, Alexandre Martines e Marines Riboli, professores que ministram as oficinas de arte do Departamento de Cultura. As telas, que estão acompanhadas de um histórico sobre cada local, representam as Praças da Juventude, das Fontes e Integração; a Prefeitura Municipal; o Parque Ecológico Claudino Frâncio; a Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato; o Aeroporto Regional Adolino Bedin; Centro de Eventos Ari José Riedi; Salto Magessi; Torre do Saber; e a Mulher Agricultora.