“Esta não é uma história contada, nem uma história inventada, está é a minha história”. Para interpretar a recente história de Sorriso e trazer à luz histórias e mais histórias de migrantes que vieram para o município em busca de um novo capítulo em suas vidas, os atores aprendizes do Polo Regional da MT Escola de Teatro subiram ao palco neste sábado (9), no Centro de Eventos Ari José Riedi.

Desde setembro, os sábados e domingos de mais de 50 artistas têm sido dedicados a aprender sobre as artes cênicas no palco do Auditório Farroupilha, o mesmo que foi a sede da estréia dos aprendizes. Agora, além de contar a história de Sorriso de forma lúdica e emocionante para os sorrisenses, o desafio será mostrar essa teia de destinos na capital do Estado. É que a trupe recebeu o convite para subir ao palco do Cine Teatro Cuiabá na quarta-feira (13).

A coordenadora do Departamento de Cultura do município, Luana Castro, responsável por dar a boa nova aos atores logo após o espetáculo, destaca que a parceria entre o Governo do Estado e o município foi indispensável para o sucesso da iniciativa. “Este trabalho conjunto, que permitiu a vinda MT Escola de Teatro para Sorriso, beneficiando assim todos os municípios vizinhos, proporcionou uma oportunidade ímpar para todos esses aprendizes, alguns que já faziam teatro e puderam aprimorar ainda as técnicas das artes cênicas”.

Um dos responsáveis pela formação dos atores, Flávio Ferreira, da MT Escola de Teatro, apontou a iniciativa da Prefeitura em assumir o desafio de firmar a parceria com o Estado para proporcionar este momento de aprendizado junto à classe cultural. “Destaco a coragem do prefeito e também de toda a equipe da Secretaria de Educação e Cultura em aceitar o desafio de ser o primeiro polo descentralizado da MT Escola de Teatro, que até então, só promovia esta formação na capital”.

Para o prefeito Ari Lafin, valorizar a cultura do município e reverenciar sua história  é certamente a melhor forma de promover ações voltadas ao futuro. “A escolha do tema desta primeira mostra foi muito acertada, pois tenho muita gratidão a todos os pioneiros deste município, que, assim como minha família, acreditaram nesta terra que se tornou um município que é hoje, que segue recebendo migrantes todos os dias e, com a formação destes novos atores, teremos muitas oportunidades de rever a nossa história e também fomentar ainda mais a produção cultural em toda a região, pois temos muitos artistas com muito talento e, com esse aporte de novos conhecimentos, certamente poderemos esperar grandes espetáculos”.

Sobre a MT Escola de Teatro

A MT Escola de Teatro é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura (SEC), em parceria com a Associação Cultural Cena Onze e Associação dos Artistas Amigos da Praça Adaap (SP). Na capital, ela funciona dentro do Cine Teatro Cuiabá.

A iniciativa teve por objetivo oferecer cursos de extensão profissionalizantes em artes cênicas para os moradores de Sorriso e região nas áreas de atuação, direção, sonoplastia, iluminação, figurino, maquiagem e cenografia.