Este é o segundo ano que Sorriso participa do prêmio, e nesta edição quatro alunos se destacaram em produções que tiveram como tema o combate ao trabalho infantil.

Na categoria desenho, os destaques foram as alunas Emilly Fernanda Magalhães Costa, da Escola São Domingos, e Tamires de Sousa Dias, do CMEB Sorriso.  Na categoria poesia, os alunos José Guilherme da Silva, da São Domingos, e Davy Alerrandro Araújo Rocha, do CMEB, foram os selecionados. O município teve um desenho e uma poesia disputando a etapa estadual, com a conquista de Emilly, da Escola São Domingos, da 2ª colocação na categoria desenho.

A entrega foi feita pelo vice-prefeito, Gerson Bicego; a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler; coordenadores e professores das escolas participantes; e também por algumas mães presentes.

“Estamos muito felizes e orgulhosos de ter alunos se destacando em um projeto tão importante. Agradecemos o empenho das equipes gestoras das escolas e dos professores que, junto aos alunos, desenvolveram esse trabalho. As crianças precisam compreender e saber diferenciar o que é trabalho infantil e o que é colaborar com os pais em casa, algo tão importante para a formação do cidadão”, disse Lúcia.

“Sentimos-nos orgulhosos em premiar esses alunos com esses trabalhos tão lindos. Trabalhar com as crianças para que saibam identificar o que é trabalho infantil e a importância da conscientização é muito importante”, frisou o vice-prefeito.

“Para nós professores é uma alegria enorme saber que nossos alunos estão se destacando em um projeto que trabalha um assunto tão importante que é o trabalho infantil. É uma satisfação saber que estamos fazendo a diferença na vida deles”, destacou José Junior, professor da aluna Emilly.

O projeto

A comissão julgadora do prêmio selecionou as melhores produções artístico-culturais de quatro categorias (conto, desenho, música e poesia). Os primeiros lugares de cada uma se classificaram automaticamente para a fase nacional do prêmio, que reúne os trabalhos vencedores de outros estados do país.

Há anos o Projeto MPT na Escola vem capacitando educadores de Mato Grosso para que atuem nas salas de aula como multiplicadores do saber. A dinâmica funciona como uma espécie de teia que envolve toda a comunidade escolar, conscientizando crianças e adolescentes, professores e pais para desconstruir mitos em torno do trabalho infantil e romper barreiras culturais de permissibilidade e naturalização.

A erradicação do trabalho infantil no Brasil é uma das metas institucionais do MPT. O "MPT na Escola" visa incluir, na proposta pedagógica e no currículo das escolas municipais do ensino fundamental, assuntos relativos aos direitos e deveres das crianças e adolescentes, a fim de fortalecer a rede de proteção e atingir toda a comunidade escolar, dando a devida importância e visibilidade à temática.