O prêmio é dividido em dois grupos. O primeiro conta com alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental, sendo as produções sobre trabalho infantil. O segundo grupo, de estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental, aborda a aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente.

Em Sorriso, o projeto foi trabalhado com alunos dos 4º e 5º anos do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Sorriso e da Escola Municipal São Domingos. O Município teve um desenho e uma poesia classificados para a etapa estadual, com a conquista da aluna Emilly Fernanda Magalhães Costa, da Escola São Domingos, da 2ª colocação na categoria desenho. Amanhã, às 7h30, no gabinete do prefeito, serão entregues as medalhas aos alunos participantes.

O projeto

Há anos o Projeto MPT na Escola vem capacitando educadores de Mato Grosso para que atuem nas salas de aula como multiplicadores do saber. A dinâmica funciona como uma espécie de teia que envolve toda a comunidade escolar, conscientizando crianças e adolescentes, professores e pais para desconstruir mitos em torno do trabalho infantil e romper barreiras culturais de permissibilidade e naturalização.

A erradicação do trabalho infantil no Brasil é uma das metas institucionais do MPT. O "MPT na Escola" visa incluir, na proposta pedagógica e no currículo das escolas municipais do ensino fundamental, assuntos relativos aos direitos e deveres das crianças e adolescentes, a fim de fortalecer a rede de proteção e atingir toda a comunidade escolar, dando a devida importância e visibilidade à temática.

Veja aqui a lista dos vencedores:

GRUPO 1

CONTO

1º Sthéfany Dal Santo / Santa Rita do Trivelato

2º Maria Clara Roskoski / Diamantino

3º Davi Henrique da Silva Matiello Araújo / Lucas do Rio Verde

DESENHO

1º Alice Coutinho da Cruz / Diamantino

2º Empate: Ana Vitoria Castro Silva / Araguaiana e Emilly Fernanda Magalhães Costa / Sorriso

POESIA

1º Kaick Figueiredo Alves / Lucas do Rio Verde