Foi assinado na tarde de ontem (30), em Lucas do Rio Verde, o 1º Termo Aditivo do Termo de Cooperação Técnica n. 0484/2017/SEMA/MT, firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Sorriso. O documento, assinado pelo prefeito Ari Lafin e o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Henrique Fávaro, prorroga por mais dois anos os atendimentos da Prefeitura de Sorriso que descentralizam os serviços ambientais de baixa, média e alta complexidade.

“Com a renovação do Termo de Cooperação conseguiremos dar mais celeridade aos processos que estão em análise na Prefeitura. Muitos deles dependiam da assinatura desse documento e agora conseguiremos atender todas as demandas do município. Agradeço o esforço do deputado estadual Dilceu Dal Bosco, dos deputados federais, Xuxu Dal Molin e Nilson Leitão, do secretário de estado, Carlos Fávaro, além dos membros do Sindicato Rural, Aces, CDL e Câmara de Vereadores que não mediram esforços para que essa renovação fosse efetivada”, declara o prefeito Ari Lafin.

A descentralização dos serviços ambientais inclui serviços de licenciamento, fiscalização e monitoramento das atividades ambientais de impacto de âmbito local. “Sorriso é o município referência em gestão ambiental no Estado. Agora estamos habilitados por mais dois anos para realizar a gestão ambiental com eficiência, facilitando principalmente a vida do cidadão, que não precisará ir à capital em busca dos serviços ambientais”, ressalta do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Sardi Trevisol.

Sardi lembra que município fez investimentos na estruturação da Secretaria para que pudesse atender a demanda local de licenciamentos. Em média, os processos de licenciamento ambiental levam quase um ano para serem analisados pela Sema, que atende a demanda de todo o Mato Grosso. Com a descentralização, o tempo de espera para a liberação é reduzido pela metade.

“Na prática, um empresário que queira investir no município e que, para isso tenha que obter a licença ambiental, não precisará mais se dirigir à sede da Sema, pois o Termo de Cooperação nos dá autonomia para que prestemos esse serviço na própria Prefeitura de Sorriso, pois temos uma equipe técnica capacitada para atender toda essa demanda”, frisa Sardi.