Proporcionar aos profissionais que fazem atendimento a crianças e adolescentes recursos que permitam lidar com situações que envolvem a violência e o abuso sexual contra crianças e adolescentes.  É este o objetivo da formação que está sendo promovida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, no Centro de Eventos Ari José Riedi.

Ontem (12) e hoje (13), profissionais de diversas áreas estão discutindo formas de prevenir e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes com o psicólogo Jean Von Hohendorff, que é professor de mestrado em Psicologia da Faculdade Imed, de Passo Fundo (RS) e bolsista de Pós-Doutorado Júnior da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Embora o tema seja muito difícil de trabalhar, é muito gratificante ser facilitador de atividades como esta,  porque sempre vejo o empenho dos profissionais em tentar fazer o melhor, mesmo frente às dificuldades enfrentadas”, destaca Jean, que aproveitou a oportunidade para reforçar a importância de os profissionais buscarem cada vez mais organização e a articulação para que se desenvolva o trabalho “em rede”.

E é justamente por meio da rede de atenção às famílias que muitas vezes as situações de violência e abuso conseguem ser identificadas e até inibidas. Enfermeira há 18 anos e há três atuando no PSF Fraternidade, Aparecida de Lourdes Chinez, está participando da capacitação para poder atuar da forma mais correta possível na unidade de saúde, que é a porta de entrada de muitos casos. Muitas vezes, explica a profissional, é preciso observar com muito cuidado sintomas e queixas que podem ser indícios de violência. “Às vezes, a criança para de comer, tem dor de cabeça, tontura e mal estar, e, quando vai se verificar, é um problema ligado à violência “, comenta, lembrando, sempre que necessário, o paciente é encaminhado para o atendimento de outros profissionais, como psicólogo, psiquiatra ou neurologista.

É justamente “apurar o olhar” dos profissionais e ampliar o repertório de recursos para os atendimentos uma das metas da formação. Segundo Jean, quando a vítima de violência recebe uma intervenção adequada, é possível sim diminuir essas consequências negativas, por isso a importância de se investir em capacitações para que os profissionais possam oferecer esse tratamento adequado, da mesma forma que intervenções não adequadas podem exacerbar essas sequelas.

“Nosso foco é sempre primar por ações que permitam o atendimento global das pessoas, observando todos os aspectos na busca de mais qualidade de vida, por isso, há um grande empenho  em promover ações como esta, em que estamos discutindo formas efetivas de evitar a violência contra a criança e o adolescente e também ofertar um atendimento que possa diminuir o sofrimento em quem passou por esta situação”, destaca a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, comentando que Sorriso está estreitando laços para a efetividade da rede de proteção às crianças e adolescentes.