Para garantir que os 14,5 mil alunos da rede municipal de ensino possam começar o ano letivo de 2019 no dia 4 de fevereiro de maneira muito positiva, a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) vem atuando em diversas frentes. Uma delas é limpeza das unidades escolares. Termina nesta semana a etapa de dedetização das 21 escolas e 14 Centros Municipais de Educação Infantil de Sorriso (Cemeis).

“Todas as unidades estão recebendo este serviço desde o dia 15 para que quando os alunos entrarem em sala de aula já não exista vestígio nem do produto utilizado e nem dos insetos”, explica a secretária Lúcia Korbes Dreschsler.

Além do cuidado para que todos os espaços físicos estejam bem limpinhos e muito acolhedores, também estão programadas formações para que os  cerca de 850 professores e demais integrantes da equipe escolar possam receber os alunos de braços abertos, com conhecimentos renovados e muito entusiasmo.

Amanhã (24), no período da manhã, as equipes gestoras se reúnem no Centro de Eventos Ari José Riedi para ouvir a professora Palmira Tolotti Piai. Entre os temas que serão abordados por ela, que é escritora e consultora pedagógica, estão o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Plano de Ações Articuladas (PAR) e como os gestores devem proceder nas prestações de contas.

Já no dia 28, às 19 horas, também no Centro de Eventos, o palestrante Erik Penna falará sobre motivação. A palestra é aberta a todos os professores e demais profissionais que atuam no ambiente escolar, independentemente da rede em que trabalham, bem como para estudantes também. Penna é professor, consultor, palestrante e co-autor de livros como “O dom de motivar na arte de educar” e “Motivação nota 10”.

“Nosso compromisso é promover um ensino de qualidade e isso só acontece quando todo um conjunto de fatores é levado em conta, como o ambiente escolar, o material didático, e a sinergia da equipe que compõe cada unidade”, destaca Lúcia.

Na próxima semana, também está programada a Semana Pedagógica, em que será finalizado coletivamente o planejamento do ano letivo.