Hoje (19), às 16 horas, no Centro de Eventos Ari José Riedi (Auditório Farroupilha), representantes de escolas públicas e privadas, bem como de outras instituições do município, receberão um exemplar do livro “A história de Sorriso em fotografias”, escrito pelo pioneiro Eugênio Ernesto Destri, que foi um dos primeiros fotógrafos do município, atuou como vereador, secretário municipal e também exerceu funções em outros órgãos públicos, como o Detran, onde foi presidente.

Destri fez um apanhando histórico da fundação do município e reuniu relatos de algumas das primeiras famílias que vieram para Sorriso, junto com fotos da época. A obra recebeu incentivo para sua produção por meio da Lei Rouanet e foi oficialmente lançada no dia 31 de maio, na Praça da Juventude, encerrando as atividades alusivas ao aniversário de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 13 de maio.

O autor explica que a doação é uma forma de partilhar a história do município com as gerações mais novas, permitindo que as escolas possam trabalhar o tema de maneira lúdica, em que, por meio das fotografias, os estudantes possam ter ideia de como foi o processo de formação do município.

Para a secretária de Educação e Cultura de Sorriso, Lúcia Korbes Drechsler, a doação é muito bem-vinda, visto que, por ser um município com uma história ainda recente, muito do que se sabe estava ligado à oralidade dos primeiros moradores e a obra de Destri, assim como outros livros que registram os primeiros anos de Sorriso, é indispensável para a construção de um acervo histórico documental.