Disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes para estimular futuros empresários. Com esse conceito o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), uma iniciativa do SEBRAE, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Sorriso, está levando o incentivo à educação empreendedora para as escolas de ensino fundamental do município.

Por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o projeto passou a ser desenvolvido no município em julho de 2017, e hoje 11 escolas participam do projeto, abrangendo um total de 1.700 alunos do ensino fundamental (1° ao 5° ano). Amanhã (6), os jovens empreendedores participarão da “Feira do Empreendedor” nas escolas: Valter Leite, período matutino e vespertino, e Vila bela, a partir das 16 horas. Na ocasião serão comercializados produtos produzidos ao longo do ano. As demais escolas participantes farão a Feira na primeira semana do mês de outubro.

A proposta do Jepp é familiarizar os jovens estudantes com cálculos de risco, viabilidade econômica e empreendedorismo desde o ensino fundamental. Para cada ano é disponibilizado um conteúdo específico.  O material atende desde os anos iniciais até o ensino universitário. Em Sorriso, o 1º ano está trabalhando com “O mundo das ervas aromáticas”, o 2º ano com “Temperos naturais”; já o 3º ano explorou a “Oficina de brinquedos ecológicos”. Para o 4º ano o material produzido abordou a temática “Locadora de produtos” e os alunos do 5º ano exploraram o universo dos “Sabores e Cores”.