Planejamento, integração entre equipes e análise de resultados da coleta de entulhos. Estes temas permearam a reunião promovida na manhã de terça-feira (14) entre o prefeito de Sorriso, Ari Lafin; os secretários municipais Estevam Hungaro Calvo Filho (Administração), Pedrinho Gilmar Silva (Obras e Serviços Públicos), e Luis Fábio Marchioro (Governo), bem como de representantes da Casa dos Conselhos, da Vigilância Sanitária, da Vigilância Ambiental, do Núcleo de Ações Integradas (NAI), do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) e da Casa dos Conselhos.

“A limpeza urbana não apenas resulta em uma cidade mais bonita, mas, principalmente, garante a segurança no combate de doenças como dengue, zika e a febre chikungunya”, destaca o prefeito, reforçando a importância de cada cidadão fazer sua parte e colocar os itens a serem recolhidos no período certo da coleta, que pode ser acompanhado pelo calendário, definido no início do ano e distribuído à população.

A elaboração do calendário de coleta para o próximo ano também integrou a pauta de discussões, além da normatização do processo de análise e verificação das denúncias de destinação de entulhos no período posterior à passagem das equipes do NAI. Vale lembrar que se o entulho for depositado na calçada em período inadequado, isso pode gerar multa ao morador.

De acordo com o coordenador do NAI, Maurici Alves, em média são coletadas 25 cargas de entulho por dia no município, como móveis e eletrodomésticos velhos e resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim (como folhas da varrição e grama cortada). Não são recolhidos restos de podas de árvores (como galhos e folhas) e resíduos de construção civil. Estes materiais devem ser levados até o Depósito de Resíduos Sólidos do município.

Para garantir o acompanhamento de todas as ações, foi montado um grupo de trabalho que contará com reuniões semanais a partir desta sexta-feira. O grupo será liderado pelo secretário de Governo, Luis Fábio Marchioro e contará com a participação de servidores das esferas ligadas a este serviço.