Prefeitura Municipal de Sorriso

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Equipes realizam retirada de enxame de abelhas da área urbana

Publicado em 10 de fevereiro de 2022 às 09:12

Um novo lar. É isso que uma grande família de abelhas acabou de ganhar. Elas foram retiradas na última segunda-feira (07) da área urbana do Residencial Mont Serrat e levadas para a propriedade do apicultor Leonides da Rosa, o Nego, onde terão muito pólen à disposição para a produção daquele mel purinho e de boa qualidade que a gente já conhece.

E a ação para resgatar essa grande família e proporcionar uma mudança segura contou com várias mãos. Foi preciso a equipe do VitaMel da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), os homens da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) e do Corpo de Bombeiros. Tudo para garantir que ninguém fosse perdido no caminho e também para evitar ataques das abelhinhas de ferrão à circunvizinhança. Já no novo lar, as polinizadoras seguem uma nova rotina, agora em segurança.

Niki Nelson Antonietti, integrante do VitaMel, explica que essa foi uma ação preventiva. Antonietti acrescenta que não é seguro que a população faça o resgate desses enxames. “Ao se deparar com uma situação dessas é só solicitar a retirada pelos telefones 3545-8353 ou 193. Todas as colmeias são recondicionadas em local seguro e que garante a sobrevivência e produção do mel em parceria com apicultores locais”, explica.

Segundo Antonietti, semanalmente chegam a ser removidas e recondicionadas até cinco colmeias. Isso porque na terra da soja nenhuma abelha é deixada para trás!

Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: VitaMel