De acordo com dados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), a estação meteorológica do campus, localizada no Bairro Santa Clara, registrou ventos de até 48 km/h e 15,66 mm de chuva.

Entre os prédios que sofreram avarias por conta da intempérie, estão o quartel do Corpo de Bombeiros, na região Central, e a edificação que abriga a Ciretran, na Zona Leste de Sorriso. Duas unidades escolares: o Cemeis Flor do Amanhã e a escola que leva o mesmo nome, também localizadas na Zona Leste, foram também afetadas pelo temporal e não terão aula nesta segunda-feira. No prédio da Ciretran, também não haverá expediente, informou Alberto.

Além de destelhamentos, avarias em estruturas metálicas e outras ocorrências em edificações, a combinação de chuva com vento resultou ainda em muitos galhos e árvores quebradas, que, em vários pontos, romperam cabos de energia elétrica, telefonia e internet. A concessionária Energisa iniciou os trabalhos assim que a chuva cedeu.

Em caso de novas ocorrências desta natureza, a orientação é que, se necessário, além do 199, o número da Defesa Civil,  a população entre em contato pelo 153, o telefone da Guarda Municipal, que funciona nas 24 horas do dia e mantém contato direto com a Compdec.  Outros números disponibilizados pela Prefeitura são o 3544 3563, que é o número fixo da Semsep; e o (66) 99668 2062, que é o telefone de plantão da Compdec.

Estradas Vicinais

Equipes da Secretaria de Transportes (Semtra) também atuam para garantir que o “ir e vir tranquilo” seja mantido nos quase 2 mil km de estradas vicinais de Sorriso. Ainda na semana passada, a Compdec levantou a situação de pontes para garantir a trafegabilidade segura da malha vicinal no período das águas, assim como nos períodos de seca.