As equipes que estão atuando na limpeza do Córrego e da Área Verde Central do município já retiraram 12 toneladas de lixo da região. No início do trabalho de hoje (18), além de muita garrafa pet, galhos e papeis, entre os itens que estavam poluindo a Área Verde na região do bairro Benjamin Raiser, foram retiradas uma estrutura de carrinho de bebê e uma até cama.

A ação, que teve início no dia 10, foi acompanhada nesta manhã pelo prefeito de Sorriso, Ari Lafin, pelos secretários de Obras e Serviços Públicos, Pedrinho Gilmar Silva; da Cidade, Leonardo Zanchetta; e de Governo e Segurança Pública, Luís Fábio Marchioro; e pelo vereador Leandro Damiani. De lá para cá, as equipes já se depararam com bicicletas, eletrodomésticos e até sofás, todos descartados em lugares errados.

Tanto o prefeito quanto o secretário de Obras e Serviços Públicos, destacaram as ações que vem sendo desenvolvidas pelo Núcleo de Ação Integrada (NAI) no sentido de coibir o descarte de entulhos em locais inadequados. “Pedimos o apoio da população para que aguarde a passagem das equipes do NAI, seguindo o cronograma disponível no calendário, evitando assim a poluição ambiental”, comentou Lafin, reforçando que a destinação de lixo em local inadequado pode sim, gerar multa.

O prefeito também mostrou muita preocupação com o fato de que o lixo e o entulho podem servir de criadouro para insetos e, assim, trazer problemas graves ligados à saúde, como dengue, zika vírus e a chikungunya, todas essas  doenças provocadas por um único mosquito, o Aedes aegypti.

A ação no Córrego Central segue até a próxima semana, quando as equipes farão a limpeza até o Rio Lira.  Ao mesmo tempo em que esta equipe executa o trabalho especial na Área Verde, segue normalmente o calendário de coleta do NAI. Nesta semana, o trabalho está sendo feito no setor 5, que compreende a região dos bairros Jardim Alvorada, Jardim Bela Vista, Jardim Primavera, Vitória Régia e Bela Vista. Já na semana que vem, os bairros que receberão as atividades do NAI são Morada do Sol, Jardim Amazônia, Jardim Aurora, Jardim Itália, Jardim Europa, Jardim das Américas, Jardim Califórnia, Jardim Tropical, Portal Kaiabi, Residencial Colinas, São Cristóvão, Topázio, Porto Alegre e Santa Mônica.

As equipes do NAI coletam móveis e eletrodomésticos velhos, e resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim (como folhas da varrição e grama cortada) que devem ser acondicionados em sacos de até 60 kg. Não são recolhidos restos de podas de árvores (como galhos e folhas) e resíduos de construção civil. Estes materiais devem ser levados até o Depósito de Resíduos Sólidos do município pelos próprios moradores.

Outras informações sobre o NAI podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, pelo 3544 1727.