Até a próxima semana, mais de 17 mil alunos vão ter aquela “aulinha” prática sobre o porquê e como escovar os dentes com quem entende bem do assunto, os dentistas que atuam nas 29 Unidades Básicas de Saúde do Município. E para isso também vale aquela mãozinha de uma equipe muito grande que inclui o apoio de auxiliares de saúde bucal, agentes comunitários de saúde, e claro, os profes.

A coordenadora de Atenção em Saúde Bucal, Luciana Bussolaro, frisa que o PSE tem a função de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. “A intenção principal é mudar o comportamento das crianças em níveis pré-escolares, escolares e também dos responsáveis em relação aos problemas de saúde bucal”, explica.

Durante as atividades, são oferecidas orientações para a manutenção da saúde bucal, com escovação e uso do fio dental, minimizando o número de ocorrências futuras, tais como cárie, doença periodontal, má oclusão, perda precoce de dentes e outros danos. “As crianças aprendem com rapidez e têm vontade em adquirir novas informações, além de estar na idade de risco para o desenvolvimento de problemas de saúde bucal”, reforça Luciana.

 

O PSE

O Programa Saúde na Escola (PSE), é realizado nas instituições de ensino durante o ano letivo, obedecendo a um cronograma de acordo com as atividades didáticas da escola. Neste ano, as atividades irão iniciar em março e acontecerão de forma trimestral durante todo o ano letivo.