Iniciou na segunda-feira (06), a quinta passagem das equipes do Núcleo de Ações Integradas (NAI) pelo Setor 1 do calendário de coleta de resíduos sólidos, implantado em abril no município. Vale destacar que em janeiro um grande mutirão de limpeza passou por toda a cidade, o que resultou no recolhimento de 1,3 mil cargas de entulho. Desta forma, é possível afirmar que está é a sexta ação de limpeza no município.

Até sexta-feira (10), as equipes do NAI estarão atuando nos bairros Industrial (1.ª e 2.ª etapas), Vila Bela, São Domingos, Fraternidade, Verdes Campos, Novos Campos, São Matheus, Boa Esperança, Nova Aliança, São Francisco, Loteamento Estrela do Sul, Morada do Bosque 1, Jardim Ocidental, e Master Ville 1 e 2. Para organizar o cronograma, a cidade foi dividida em oito setores e cada um deles receberá o serviço a cada dois meses. Esta é a última passagem da equipe pelo local neste ano.

As equipes do NAI recolhem móveis e eletrodomésticos velhos, resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim (como folhas da varrição e grama cortada) que devem ser acondicionados em sacos de até 60 kg. Não são recolhidos restos de podas de árvores (como galhos e folhas) e resíduos de construção civil. Estes materiais devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito de Resíduos Sólidos do município.

O NAI atua em esquema de mutirão, de forma que são feitos vários serviços simultâneos além do recolhimento de resíduos sólidos; como limpeza de terrenos públicos que possam estar sujos, notificação de terrenos particulares que estejam na mesma situação;  troca de lâmpadas da iluminação pública; tapa-buracos; pintura de meio-fio; corte de grama dos canteiros centrais; e limpeza de bocas de lobo.

O secretário de Obras e Serviços Públicos do município, Pedrinho Gilmar Silva, lembra a importância da população colaborar com a manutenção da limpeza. “Em muitas bocas de lobo, a equipe tem encontrado muitas folhas, lixo e entulhos, o que compromete a escoação da água e pode ocasionar problemas sanitários e de saúde”, pontua.

Conforme o secretário, qualquer dúvida ou sugestão em relação ao calendário e outras ações de limpeza, podem ser sanadas pelo telefone da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o 3544 4717.

Cabe destacar que assim que o NAI termina a atuação em cada setor, entra em ação a equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), que poderá notificar e até multar quem colocar os resíduos sólidos, por exemplo, antes do período correto da coleta.  O mesmo vale para quem for flagrado depositando folhas ou lixo nas bocas de lobo. O telefone do NIF é o 3545 4769.

Setor 2

Na próxima segunda-feira (13), as equipes devem iniciar as ações no Setor 2, formado pelos bairros Bom Jesus, Benjamim Raiser, Alphaville, Village, Villa Romana e Centro.