Lilian abordou os cinco sensos – uma filosofia que busca aumentar a produtividade e garantir melhor qualidade de vida e, de quebra, melhorar a eficiência dos serviços realizados. Com origem japonesa, no pós-segunda guerra mundial, os 5s - seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke, significam respectivamente senso de utilização, organização, limpeza, padronização e autodisciplina. “São questões simples; por exemplo, você deixa à mão a ferramenta que utiliza todo dia; já aquela cujo uso é esporádico deve ser guardada em um local adequado e com a manutenção em dia para quando houver necessidade de uso”, explica.

Conforme o vice-prefeito, Gerson Bicego, a palestrante reforçou a ideia de organização do tempo para execução do trabalho. “A Lilian também destacou a importância da apresentação dos resultados, metas atingidas e trabalhos realizados; além do comprometimento com o trabalho, pontualidade e assiduidade”, diz. Outras questões discutidas foram a comunicação interpessoal no ambiente de trabalho, o respeito a hierarquia e a igualdade entre os colaboradores em relação aos vínculos de trabalho (cooperados/contratados e concursados).

E quem passou por lá e reforçou a importância da organização e de cada um assumir suas responsabilidades foi o prefeito Ari Lafin. “Todas as ações, quer seja na vida pessoal ou no trabalho precisam de planejamento”, frisa. Para Ari, o mesmo treinamento deve ser ofertado para outros setores da Administração Municipal. “O 5s é um modelo de eficiência que precisa ser discutido e colocado em prática, pois agrega vantagens na rotina organizacional”, finaliza.