Cerca de de meia tonelada de resíduos foram retirados das margens do Rio Teles Pires na região do Salto Magessi, que fica  no Distrito de Boa Esperança, há 160 km de Sorriso. O mutirão de limpeza foi realizado na manhã do último sábado (25), pela Prefeitura de Sorriso em parceira com a Câmara Municipal,  com os clubes  Rotary Sorriso, Rotary Ouro Verde, Rotary Jóia do Cerrado, além dos alunos da Escola Estadual Cristiano Araujo Pires.

Além da coleta dos resíduos, foram colocadas placas orientativas sobre a preservação do local e instaladas lixeiras. “Estamos nesta ação de limpeza do Salto Magessi com nossos parceiros, como o objetivo de conscientizar as pessoas que usam esse lugar para o lazer, de que precisamos cuidar deste patrimônio natural que é o Salto Magessi e que faz parte das belezas naturais de nosso município. Se cada um de nós que vir aqui apreciar o local, levarmos nossos lixos de volta, teremos um lugar sempre preservado”, explicou o secretário de governo Marlon Zanella.

Para vereadora Elisa Abrão, que participou da ação é importante a conscientização para a preservação. “O mais importante do que retirar esse lixo daqui das margens do rio, é nos conscientizar de que precisamos preservar, pois só assim as gerações futuras poderão desfrutar deste local tão lindo. E é tão simples, se nós levarmos de volta os recipientes que trouxemos vamos evitar a poluição e vamos cuidar com carinho dessa natureza que é um presente de Deus”, disse a vereadora.

O rotariano Airton Cella, que representante do Rotary Club Sorriso explicou que entre as áreas de projetos que o clube desenvolve está a preservação ambiental. “ Ações de preservação ambiental é desenvolvidos pelo Rotary Club em nível internacional, cada clube faz em sua região e município.  Este é um trabalho de conscientização ambiental  com foco na sustentabilidade, que é umas das causas que o nosso clube sempre defenderá”, contou ele.

Enquanto as equipes faziam o recolhimento dos resíduos na mata ciliar as margens do rio, o turista Felix José de Oliveira, estava montando a barraca onde passaria o dia com os familiares. “Sou do interior do Estado de São Paulo e vim a Sorriso visitar familiares, então viemos conhecer o Salto Magessi. Estacionamos aqui e já dependurei as sacolinhas para colocar as latinhas e os lixos para levarmos de volta. Precisamos lembrar sempre, na natureza só se deixa os rastos e só se tira as fotos. Se agente cuidar, vamos ter pra sempre”, comentou o turista.

Também participou da ação, vereador Marcão, professora Janete,  integrantes da subprefeitura do Distrito de Boa Esperança além da equipe do Corpo de Bombeiros que prestaram apoio.