Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Orientar e falar sobre os cuidados sobre a saúde do homem e da mulher. Foi esse o objetivo de uma formação ontem (18 de agosto), realizada pela psicóloga do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Andrea Baise, na empresa Cofco Intl. Durante toda a manhã de ontem, Andrea repassou orientações e tirou dúvidas sobre hepatites virais; sífilis e HIV para 40 colaboradores da empresa.
Dentre os cuidados repassados, a psicóloga destacou que as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.
Andrea explicou a todos que diariamente os exames tanto para hepatites B ou C; sífilis e HIV, são ofertados pela saúde pública de Sorriso diretamente no SAE. Estes, inclusive são exames que devem ser inclusos aos hábitos de rotina. A recomendação, segundo a coordenadora do SAE, Michelle Saldanha, é que qualquer pessoa que tem vida sexual mais ativa deve realizar o teste a cada seis meses. Michelle reforça outra dica: a importância do uso de preservativo em relações sexuais. "Esse é um método eficaz de se prevenir contra qualquer IST", pontua.
Já para quem quiser fazer o exame, basta procurar o SAE no horário das 7 às 11 horas pela manhã e das 13 às 17 horas à tarde. O SAE fica na Avenida Imigrantes, n.º 2495, Centro Norte.
Informação ao RH
Além de levar informação aos colaboradores, a assistente social do SAE, Cleonice de Souza, trabalhou com a equipe de Recursos Humanos, a legislação própria que orienta o setor do RH em empresas com pessoas soropositivas. Nesse sentido, vale lembrar que a legislação prima por intensificar seus esforços para alcançar a justiça social e eliminar a discriminação e estigmatização ligadas ao HIV e à Aids, em todos os aspectos do mundo do trabalho.
A participação do SAE na empresa integra as ações da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies) da Secretaria de Saúde e Saneamento.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).