Família (NASF) de Sorriso, está sendo apresentado no XXXIV Congresso Nacional das Secretarias de Saúde, em Belém-PA. Nesta fase nacional, apenas o projeto de Sorriso foi apresentado, dos 64 projetos apresentados em Mato Grosso. O objetivo é  mostrar boas experiências em promoção da saúde e  prevenção de doenças por meio da Atenção Básica à Saúde.

O projeto sorrisense foi idealizado pelo educador físico João Ricardo Gabriel de Oliveira e pela fisioterapeuta Carla Di Domenico Martins, com apoio  das nutricionistas  Cláudia Inês Sonego e Elizangela Bergonsi, e das psicólogas  Luciana Frias Ferraz e Camila Michelatto Natt, todos integrantes do NASF de Sorriso.

A ação na prática envolve três setores: a Secretaria de Saúde e Saneamento, por meio do Nasf; uma instituição privada de ensino superior, onde as aulas são promovidas; e as escolas municipais que a indicam os alunos para participar do projeto.

“Nós provocamos as mudanças de hábitos e o comportamentos nas famílias envolvidas, o que se reflete na saúde e na qualidade de vida, principalmente quando alcançamos a criança que está em formação  e em desenvolvimento”, explica o educador físico e um dos idealizadores João Ricardo Oliveira.

Ele ressaltou projeto é de extrema relevância não só para Sorriso, mas para todo país. Os alunos da rede municipal de ensino que são encaminhados para o projeto participam de aulas de natação, recebem orientação nutricional e contam ainda com atendimento psicológico.