Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Auxiliar. Foi com esse objetivo que o coordenador do Centro de Atendimento Empresarial (CAE), Leonardo Kozak e a agente da Sala do Empreendedor, Sandra Schell, estiveram no Distrito de Boa Esperança na última terça-feira (16 de agosto) para auxiliar a equipe da Subprefeitura do Distrito de Boa Esperança. A meta era orientar as micro e pequenas empresas, em especial as que atuam como microempreendedores individuais (MEIs) nas ações de renovação do alvará, renegociação de dívidas, declaração anual de rendimentos e linhas de crédito ofertadas pelo governo estatual através da Agência de Fomento de Mato Grosso – Desenvolve MT.
Leonardo destaca que a visita in loco buscou destacar aos empresários itens como a legalização e a necessidade da regularização dos MEIs. A intenção, frisa o coordenador é avançar sempre com informações e formalização dos empresários do Município.
No Município, o CAE presta serviços como informações e orientações sobre registro e legalização de empresas; pesquisa de nomes e registro de marcas; pesquisas fiscais sobre os titulares, sócios e empresas; orientação sobre condição de microempreendedor e empresa de pequeno porte e informações sobre linhas de crédito. Para isso, além dos serviços itinerantes como os realizados na terça-feira (16), há equipes que atendem diretamente na Secretaria; no Ganha Tempo e nos Distritos de Primavera e Boa Esperança.
E sempre é válido lembrar que quem tiver dúvidas em relação ao MEI pode e deve procurar o CAE/Sala do Empreendedor na Avenida Blumenau, das 7 às 13 horas de segunda a sexta-feira, anexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Outra opção é ligar nos números 3545-8381 ou ainda no 3545-8382.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).