Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
(66) 3545 4700
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Menu
Sorriso digital

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
(66) 3545 4700

Equipe da Vigilância em Saúde Ambiental recebe tablets para aprimorar o trabalho

Publicado em 13 de setembro de 2022 às 10:31

Agilidade e resultados rápidos. É pensando nisso que a Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas) entregou nesta manhã, 13 de setembro, 35 tablets aos agentes de combate à endemias (ACEs). Os tablets serão usados para coletar dados nas visitas domiciliares, nos pontos estratégicos; e, também para garantir mais rapidez às análises laboratoriais realizadas no laboratório próprio da Vigilância em Saúde Ambiental.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, pontua que além dos tablets, durante toda a semana a equipe passará por treinamento prático e teórico para cadastrar os dados coletados no GeoControle, o novo sistema de informação que visa otimizar o processo.  “O sistema está em um processo experimental, então essa semana de treinamentos será fundamental para que possamos nos adequar e tirar nossas dúvidas”, explica.

Até então, os dados coletados pela equipe eram anotados em planilhas para posterior digitação. “Fazíamos o mesmo trabalho duas vezes; com essa atualização tecnológica e muito necessária, iremos garantir que esse processo todo seja realizado na hora, otimizando o tempo que inclusive poderá ser usado na realização de mais visitas”, frisa a coordenadora. Na aquisição dos tablets foram investidos R$ 56 mil de recursos próprios da Administração Municipal.

Laboratório próprio

Taynná explica ainda que a Vigilância em Saúde Ambiental conta com laboratório próprio em que é analisado o índice larvário do Município. “Temos técnicos habilitados e todas as análises são feitas no próprio espaço da Vigilância em Saúde Ambiental; o índice larvário do Município é verificado pela nossa própria equipe e encaminhado ao Estado e ao Ministério”, detalha. “Isso garante mais agilidade ao processo, pois sempre que temos uma situação de larvas coletadas e positivas para o Aedes aegypti, por exemplo, já podemos procurar o local em que a amostra foi coletada”, detalha.

Segundo Taynná, aliado ao laboratório, os novos equipamentos serão fundamentais para garantir agilidade nos serviços prestados pela equipe.

Texto: Decom
Fotos: Semsas

Home
Transparência
SIC
Ouvidoria
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Saber mais

Entendi