Hoje é dia do 8.º Encontro Estadual do Programa “A União Faz a Vida”, no Hotel Gran Odara, em Cuiabá. Participam desta edição do evento, que tem como tema “Histórias de uma educação que transforma”, a secretária de Educação e Cultura de Sorriso, Lúcia Korbes Drechsler, a coordenadora de projetos da Semec, Ivanete Ferro, e os professores que desenvolvem as atividades nas Escolas Municipais Valter Leite e Rui Barbosa.

Representando a Valter Leite, participam do encontro Simone Macieski, Simone Pasqualoto, Joely Macedo, Rozenilda Barbosa Franco e Raquel Peres da Silva Soares dos Santos. Já pela Rui Barbosa, estão no evento Simone Streb, Raimundo de Souza Filho, Vitória Bigolin, Solange Aparecida dos Santos Teixeira e Janete Fontanari.

Promovido pela Central Sicredi Centro Norte, o evento reúne cerca de 500 pessoas, entre educadores e gestores escolares para dois dias de palestras e debates sobre a educação, além da apresentação de ferramentas que vão auxiliar os professores e diretores na rotina escolar. O objetivo do evento é proporcionar momentos de formação e celebração aos educadores que fazem parte do programa nos municípios mato-grossenses.

A edição 2019 do Encontro Estadual está sendo realizada de forma diferente, no intuito de mostrar que a educação que transforma é aquela que motiva e ensina, e que ao mesmo tempo traz confiança, autoestima e estímulo à cooperação. “Sempre tivemos o desejo de mostrar como a educação transforma as pessoas, especialmente aquelas que fazem parte do Programa A União Faz a Vida, que tem uma metodologia de projetos diferenciada, na qual o aluno é o protagonista do conhecimento. Este ano foi o momento de trabalharmos isso. Vamos trazer histórias de professores e alunos que tiveram a realidade transformada em decorrência dos valores transmitidos pelo programa que são ética, respeito, justiça, cidadania e cooperação, seja na escola, na família ou na comunidade”, afirma Efrain Ricca, gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi Centro Norte.

A apresentação dessas histórias é realizada de forma diferente, por meio de encenações feitas por atores do Teatro Mosaico, no intuito de deixar as histórias mais próximas da realidade e despertar emoções no público. Uma das atrações de hoje é o poeta e ativista da cultura nordestina Bráulio Bessa, que proporcionará um momento de emoção, para encher o coração e a mente de motivações para usar a educação como mola propulsora de melhorias na sociedade.

Ontem, o encontro foi aberto com palestra do psicólogo clínico, mestre em Saúde Coletiva e escritor Rossandro Klinjey. O Programa “A União Faz a Vida” tem como objetivo desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. É uma iniciativa do Sicredi, viabilizada por meio de parceria com a Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Educação e Cultura.

Em Mato Grosso, o programa é desenvolvido por oito cooperativas em 27 municípios. Mais de 69 mil crianças e adolescentes são atendidos, orientados por mais 3,4 mil educadores de 258 escolas públicas e privadas, que juntas, contabilizam a realização de mais de dois mil projetos. São mais de 50 apoiadores. No país, está presente em 369 cidades atendendo 284,6 mil crianças. Ao todo, 24,9 mil educadores estão envolvidos em 1.908 escolas. Mais de 6,6 mil projetos foram realizados usando a metodologia do programa.