Responsável pela Sama, Clóvis Picolo Filho, explica que recentemente, em novembro de 2024, o espaço recebeu cerca de 300 mudas de espécimes nativas da região. “Hoje a equipe percorreu o local e fez a reposição de mudas que morreram ou que acabaram sendo cortadas por roçadeira durante os serviços de limpeza; 30 mudas foram novamente plantadas”, destaca. Picolo acrescenta que a equipe do Horto está fazendo a manutenção e limpeza do espaço com serviço de capina, coroamento das mudas e reposição do plantio.
O trabalho busca garantir um ambiente recuperado e sustentável. “Estamos cuidando o local garantindo assim que as gerações futuras também possam desfrutar de pontos como esse com a vegetação original”, explica.
O gestor destaca que a previsão do Horto é produzir cerca de 200 mil mudas somente em 2025; todas essas plantas serão usadas para embelezar Sorriso e recuperar áreas verdes, como no caso desta manhã. Além disso, o Horto também produz mudas ornamentais, o paisagismo, vale lembrar, está presente nas rotatórias; canteiros; avenidas; áreas verdes; áreas de lazer como as praças, lagos e o próprio Parque Ecológico Claudino Francio. A beleza das flores e o mesmo cuidado com o paisagismo também está presente nos distritos do Município.